Avaliação da qualidade química do solo de um sistema agroecológico por indicadores de sustentabilidade: Estudo de caso no Assentamento Pastorinhas, Brumadinho, Minas Gerais.

Autores

  • Daniella Teixeira Carmo de Oliveira Pontifícia Universidade Católica
  • Guilherme Taitson Bueno

Resumo

De modo a analisar o grau do impacto de um sistema agroecológico ao meio natural, essa pesquisa busca avaliar a qualidade do solo agrícola manejado pela agroecologia e o solo natural, comparando-os. Para isso, o Assentamento Pastorinhas foi local de estudos para tal avaliação. Duas áreas do Assentamento foram utilizadas para amostragem do solo, ambas Latossolos Amarelos, uma agrícola e outra de floresta Atlântica. As análises foram feitas pelo Laboratório de Solos da Universidade Federal de Lavras – MG, e os dados obtidos aplicados ao Sistema ISA (Indicadores de Sustentabilidade de Agroecossistemas). Os resultados mostraram que as práticas agroecológicas são capazes de manter a qualidade química do solo em níveis superiores ao da floresta. A agroecologia encontra-se, portanto, muito próxima da sustentabilidade de agroecossistemas.

Biografia do Autor

Daniella Teixeira Carmo de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica

Mestre em Geografia. Qualidade do Solo. Sustentabilidade de agroecossistemas agrícolas

Referências

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª ed. rev. ampl. São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. 400 p.

FERREIRA, José Mário Lobo et al. Indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas. Informa Agropecuário: adequação socioeconômica e ambiental de propriedades rurais. Belo Horizonte, v. 33, nº 271, p. 12-25, nov./dez. 2012.

GLIESSMAN, Stephen, R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. 653 p.

MOREIRA, F.M.S.; SIQUEIRA, J.O. Microbiologia e bioquímica do solo. 2.ed. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2006. 729p.

REICHERT, José Miguel; DALVAN, José Reinert; BRAIDA, João Alfredo. Qualidade dos solos e sustentabilidade de sistemas agrícolas. Revista Ciência e Ambiente. Julho/Dezembro de 2003, n 27, p. 29-48.

VALARINI, P. J. et al. Qualidade do solo em sistemas de produção de hortaliças orgânico e convencional. Revista Horticultura Brasileira. Rio de Janeiro, v. 29, p. 485-491, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.