Estimulando a transição agroecológica no povoado Onça de Zé Miguel - Maranhão

Autores

  • Késia Rodrigues Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Itaan de Jesus Pastor Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Tercia Cristina dos Reis Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Erik George Santos Vieira Universidade Estadual do Maranhão
  • Yasmin Sampaio Muniz Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

A agricultura familiar passou por diversos processos de modernização no decorrer dos anos. Ao longo da história o homem vem produzindo alimentos em grandes escalas fazendo uso abusivo de agroquímicos. Mediante a esta evolução, agravou-se também seríssimos problemas ambientais. Com o passar dos anos, a preocupação ambiental ganhou força para poder lutar pelas causas ecológicas, e combater de uma forma sustentável os problemas que aparecem nas lavouras. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo levar informações ao agricultores do povoado Onça de Zé Miguel – MA, sobre o que é agroecologia, e incentivá-losà uma possível transição agroecológica, através de palestras, apostilas distribuídas e mini- oficinas, que foram realizadas no âmbito do trabalho, levando-se em consideração que os agricultores familiaresapresentam sérios entraves, em relação ao seu desenvolvimento sustentável local, devido a carência de informação sobre agroecologia e a falta de assistência técnica que é notória em praticamente toda zona rural deste estado, principalmente no povoado Onça de Zé Miguel. Entre os principais resultados obtidos destacam-se as aplicações de técnicas agroecológicas que foram testadas como soluções para os problemas apresentados e com a realização das oficinas, tornou-se possível para as famílias de agricultores iniciarem o processo de transição agroecológica nas suas unidades produtivas. Concluindo-se que o processo de construção do conhecimento agroecológico praticado pelos agricultores familiares Terra contribuiu para o desenvolvimento de uma agricultura de base agroecológica.

Biografia do Autor

Késia Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Estudante de Agronomia/ Estagiária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -Embrapa.

Itaan de Jesus Pastor Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Departamento de Patologia/Medicina veterinária. Doutor em Agronomia, professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão.

Tercia Cristina dos Reis Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Técnica em Extensão Universitária em Programa Uema no Campo - Laboratório de extensão Rural LABEX

Erik George Santos Vieira, Universidade Estadual do Maranhão

Estudante de Agronomia/ Sub-secretário de meio ambiente- Matões do Norte- MA

Yasmin Sampaio Muniz, Universidade Estadual do Maranhão

Estudante de Agronomia/ Bolsista de Iniciação Científica CNPq/Embrapa.

Referências

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.1, n.1, p.16-37, jan./mar. 2000a.

PINHEIRO, G.S.R. Agricultor familiar e projeto agroecológico de vida. Pag. 1. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/SOCIOLOGIA/TESE-AFRAV.pdf. Acesso em:10/04/2015

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)