Breves reflexões de um professor estreante na disciplina "História do Desenvolvimento Rural"

Autores

  • Sergio Ricardo Pereira Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança

Resumo

O ofício de professor no curso de Tecnologia em Agroecologia do IFPA - Campus Bragança, mais especificamente na disciplina de "História do Desenvolvimento Rural", sucinta alguns pontos de reflexão por parte do docente, desde sua escolha para lecionar a disciplina até sua obrigação ética em analisar criticamente o currículo indicado pelo projeto pedagógico do curso e a consequente proposição de um novo currículo. Este relato de experiência, então, tem como objetivo explicitar de maneira reflexiva os meandros dessa trajetória, que transformou um currículo tipicamente sociológico e economicista (nos moldes capitalista de desenvolvimento) em um currículo histórico-sociológico, que teve como referências as bases epistemológicas e ideológicas que constituem a Agroecologia, a saber: o desenvolvimento sustentável do meio rural e, quiçá, do meio urbano.

Biografia do Autor

Sergio Ricardo Pereira Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança

Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Católica de Pelotas (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, lider de grupo do pesquisa ETTHOS do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, coordenador de subproj. PAECABI do pibid-diversidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e coordenador de extensão do Campus Bragança Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, História e Sociologia.

Referências

GOODSON, I.F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Trad. Vera Joscelyne – Petrópolis, RJ: Vozes , 2008.

IFPA - CAMPUS BRAGANÇA. Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Agroecologia. Bragança-PA. Outubro / 2014.

MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas do mundo: do neolítico à crise contemporânea. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

NÓVOA, Antônio. Relação Escola - Sociedade: novas respostas para um velho problema. In: SERBINO, Raquel Volpato et al. Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 1998.

SACRISTÁN, J.G. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática? In: SACRISTÁN, J.G.; PÉREZ GOMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4. ed. – Porto Alegre: Artmed, p.119-148, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da . Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

VEYNE, Paul. Os inventários das diferenças: história e sociologia. São Paulo: brasiliense, 1983. Coleção Primeiros Vôos (nº 16).

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências