O uso dos recursos naturais na comunidade Babaquara - Altamira – PA.

Autores

  • Darlene Costa da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • José Antônio Herrera Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Geografia / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.
  • Olganeth Moreira de Oliveira Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Josefa da Silva Lima Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

A pesquisa tem como foco a comunidade Babaquara localizada no município de Altamira- PA. O objetivo é compreender as transformações ocorridas na paisagem ao longo do seu processo de colonização. Desta forma foi realizada pesquisa bibliográfica, observação na comunidade, aplicação de questionários e levantamentos de dados em órgãos públicos. O modelo de ocupação do espaço e de uso dos recursos naturais tem gerado degradação ambiental e enormes custos sociais.

Biografia do Autor

Darlene Costa da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

darlene-silva1@hotmail.com

José Antônio Herrera, Universidade Federal do Pará - UFPA / Campus Universitário de Altamira - Faculdade de Geografia / Grupos de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM.

Professor/pesquisador da Faculdade de Geografia no Campus Universitário de Altamira. Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2003) e Doutorado (2012) em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Tem atuado em temáticas que perpassam a dinamica de Desenvolvimento Econômico, sobretudo, acerca da Amazônia; Territóio; Desenvolvimento; Dinâmicas Agrárias; Dinâmicas urbanas; Relação Rural-Urbano; Gestão dos Recursos Naturais. Atualmente é Diretor da Faculdade de Geografia do Campus Universitário de Altamira e Lider do grupo de estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia.

Olganeth Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda do Curso de Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Pará- Campus Altamira.Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará - Campus Altamira (2003).Pós-Graduação Lato sensu em Biodiversidade Amazônica pela Universidade Federal do Pará-Campus Altamira- Bolsista de iniciação Cientifica( FAPESPA) e membro do Grupo de Estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territóriais na Amazônia- GEDTAM. Atualmente faz parte do Projeto de Pesquisa- Transformações Sociais, Econômicas,Ambientais nos Municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

Josefa da Silva Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira; Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) e membro do Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia (GEDTAM).

Referências

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Blucher, 2002.

SMITH, Neil. Desenvolvimento desigual: natureza, capital e a produção do espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.