ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE EM RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NO ASSENTAMENTO LARANJEIRAS, CÁCERES, PANTANAL MATOGROSSENSE

Autores

  • Solange Ikeda Castrillon Universidade do Estado de Mato Grosso Área Ecologia
  • João Ivo Puhl Universidade do Estado do Mato Grosso
  • José Ricardo Castrillon Fernandez Instituto Federal do Estado de Mato Grosso
  • Fernando Morais Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Danúbia da Silva Leão Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Moradores do Assentamento Laranjeiras, por meio do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cáceres e da Escola e Associação "Antonio Conselheiro", convidaram professores da Universidade do Estado de Mato Grosso para um evento sobre os efeitos das mudanças climáticas, a comunidade dialogou sobre os problemas relacionados a áreas degradadas e perda da capacidade de nascentes com consequente falta de água para necessidades básicas, uma visão não esperada para o Pantanal. Uma das moradoras sabiamente informou: "A mata chama a chuva, quando tinha mais mata, tinha mais água". Foi elaborado de forma participativa entre pesquisadores e comunidade local um projeto financiado pelo Ministério do Meio Ambiente intitulado "Recuperação das nascente e fragmentos de mata ciliar do córrego do Assentamento Laranjeiras I e mobilização para a conservação dos recursos hídricos do Pantanal Mato-Grossense". Foram realizados o diagnóstico e a produção de mudas.

Biografia do Autor

Solange Ikeda Castrillon, Universidade do Estado de Mato Grosso Área Ecologia

Departamento de Ciências Biologia, Área Ecologia

João Ivo Puhl, Universidade do Estado do Mato Grosso

Departamento de História, Área História

José Ricardo Castrillon Fernandez, Instituto Federal do Estado de Mato Grosso

Departamento de Agronomia, Agronomia

Fernando Morais, Universidade do Estado de Mato Grosso

Departamento de Biologia, Área Botânica

Danúbia da Silva Leão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Departamento de Biologia, Educação Ambiental

Referências

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 43 ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências