Grupo de estudos e práticas em permacultura – geppe: Experiências de formação em permacultura através da extensão universitária.

Autores

  • Bruno Gonçalves Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Sávio Magalhães de Sousa Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará
  • Niedja Gomes Goyanna Gonçalves Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação Ambiental, Natureza

Resumo

A permacultura é o planejamento e a manutenção consciente de ecossistemas agriculturalmente produtivos, que tenham a estabilidade, diversidade e resistência de ecossistemas naturais. Envolve princípios ecológicos, de saúde, bem estar espiritual, economia, posse e manejo da terra e tecnologia. No ano 2012 é formado o Grupo de Estudos e Práticas em Permacultura – GEPPe, para discussão e desenvolvimento da temática dentro da Universidade Federal do Ceará – UFC, através de práticas em permacultura e ações de extensão universitária. Com os inúmeros casos de sucesso na aplicação da permacultura na reestruturação de ambientes (ALTIERE, 2012), ela tem provado ser uma solução viável e natural para o crescimento integrado das cidades e recuperação de solos e mananciais degradados, recomposição florestal, plantio de espécies frutíferas em meio a plantas nativas, baseadas em conceitos agroecológicos, entre outros.

Biografia do Autor

Bruno Gonçalves Pereira, Universidade Federal do Ceará

Estudante de graduação em Oceanografia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de extensão da referida universidade no projeto Redescobrindo a Floresta

Antonio Sávio Magalhães de Sousa, Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará

Participa do Laboratório de pedologia didática onde desenvolve estudos sobre etnoconservação da natureza.

Niedja Gomes Goyanna Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Professora do departamento de Fitotecnia, desenvolve estudos sobre a ecologia das formigas sauvas e cultivo de culturas consorciados na area de ação de colônias dessa espécie.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.

Mollison, B. Introdução a Permacultura. Tagari Publications, 1991

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências