Desempenho de espécies leguminosas para adubação verde no Oeste do Pará

Autores

  • joão paulo silva félix Universidade Federal do Oeste do Pará http://orcid.org/0000-0002-7461-3913
  • Maria Lita Padinha Corrêa Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Gabriella Ruana Cruz Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Tiago Oliveira Ferreira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Diego Neves Silva Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

A produção de alimentos provenientes da mandioca é muito significativa na região Norte, porém, a produtividade da cultura encontra-se muito abaixo do seu potencial. Uma das principais causas para essa baixa produção é a carência de manejo adequado. No entanto, faz-se necessário interpor técnicas que promovam benefícios significativos para a cultura bem como para a manutenção da fertilidade solo. Nesse contexto, a adubação verde surge como alternativa potencialmente viável, pois busca, ao máximo, estabelecer uma relação harmônica dentro do ambiente agrícola, por seus inúmeros benefícios sejam eles melhorando os aspectos químicos, de fertilidade do solo, bem como os físicos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho de três espécies de feijão a serem utilizadas como adubo verde. A partir dos resultados verificou-se que dentre as espécies feijão de leite, feijão guandu e feijão de porco, essa ultima apresentou maiores valores para produção de fitomassa. Palavras-chave: Feijão de porco; Feijão Guandu; Feijão de Leite

Biografia do Autor

joão paulo silva félix, Universidade Federal do Oeste do Pará

Discente de agronomia na Universidade Federal do Oeste do Pará

Maria Lita Padinha Corrêa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará

Gabriella Ruana Cruz Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Discente de agronomia na Universidade Federal do Oeste do Pará

Tiago Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Discente de agronomia na Universidade Federal do Oeste do Pará

Diego Neves Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Discente de agronomia na Universidade Federal do Oeste do Pará

Referências

ALVARENGA, R. C. et al. Características de alguns adubos verdes de interesse para a conservação e recuperação de solos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 30, n. 2, p. 175-185, fev. 1995.

HEINRICHS, R.; AITA, C.; AMADO, T. J. C.; FANCELLI, A. L. Cultivo consorciado de aveia e ervilhaca: relação C/N da fitomassa e produtividade do milho em sucessão. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 25, n. 2, p. 331- 340, abr./jun. 2001.

CALEGARI, A. et al. Caracterização das principais espécies de adubo verde. Adubação verde no sul do País. Rio de Janeiro: AS-PTA, p.207-327. 1992.

INDICADORES IBGE. Estatística da Produção Agrícola Acesso <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/agropecuaria/lspa/estProdAgr_2013> em: 27 de agosto de 2014.

INMET: instituto Nacional de Meteorologia. Acesso< www.Inmet.gov.br> Em 24 de abril 2015

LOPEAS, O.M.N & ALVES, R.N.B. Adubação verde e plantio: Alternativas de manejo agroecológico para a produção agrícola familiar sustentável. Embrapa, documento 212, ISSN 1517-2201, março. 2005.

SILVA,J.B . A pesquisa e a produção geográfica. Revista da ANPEGE, v.7, número especial, p.135-146, 2011.

TEODORO, R.B et al. Aspectos agronômicos de leguminosas para adubação verde no Cerrado do Alto Vale do Jequitinhonha. Rev. Bras. Ciênc. Solo, Viçosa, v. 35, n. 2, abr. 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.