Saberes e Práticas Tradicionais no Cultivo de Mandioca - Manihot esculenta Crantz no Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí/PA

Autores

  • NEILA DE JESUS RIBEIRO ALMEIDA UFPA
  • Voyner Ravena Cañete UFPA
  • Voyner Ravena Cañete UFPA

Resumo

Considerando os múltiplos conhecimentos e as práticas que os povos tradicionais da Amazônia possuem a cerca deste bioma, este trabalho busca analisar as atividades da produção da farinha de mandioca - Manihot esculenta Crantz a partir dos saberes tradicionais da população do lago da usina hidrelétrica de Tucuruí, especificamente na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Alcobaça. Tendo como base metodológica a pesquisa de campo a partir dos instrumentos dos métodos survey e etnográfico, foi identificado que embora essa população seja considerada como pescadores (filiados na Colônia de Pescadores de Tucuruí), desenvolvem a atividade pesqueira e a atividade agrícola, a primeira como comercialização e consumo e a segunda como fundamental na dieta dessa população. Mesmo diante das restrições do uso do solo em Unidades de Conservação, a partir de seus saberes e práticas a população local encontrou modos sustentáveis no cultivo de mandioca.

Biografia do Autor

NEILA DE JESUS RIBEIRO ALMEIDA, UFPA

DOUTORANDA DE ECOLOGIA AQUÁTICA E PESCA

Voyner Ravena Cañete, UFPA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Voyner Ravena Cañete, UFPA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Referências

BUSERAP, Ester. Evolução agrária e pressão demográfica. Tradução de Oriwaldo Queda; João Carlos Duarte. São Paulo: Hucitec, 1987.

PINTO,Maria Dina Nogueira. Mandioca e Farinha: subsistência e tradição cultural. Série Encontros e Estudos. Seminário Alimentação e Cultura-Projeto Celebrações e Saberes da Cultura Popular. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/FUNARTE/Secretaria do Patrimônio, Museus e Artes Plástico-Ministério da Cultura,2002.

RAVENA-CAÑETE, Voyner; CAÑETE, Thales. Caminhos e alternativas na produção agrícola: uma reflexão sobre as especificidades da Amazônia. 5º Encontro de Redes Rurais, jun 03 a 06 de junho de 2012, Belém/PA. Disponível em: <http://www.redesrurais.org.br/sites/default/files/Caminhos%20e%20Alternativas%20da%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20Agr%C3%ADcola.pdf> Acesso em: 13 jul.2013.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.