Agroecologia e economia solidária: a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-UFV/MG

Autores

  • Bianca Aparecida Lima Costa Universidade Federal de Viçosa http://orcid.org/0000-0003-0123-5779
  • Márcio Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Marcella Nunes Cordeiro Costa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa

Resumo

O Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa (ITCP-UFV) foi fundado em 2003 e, desde então, realiza ações de incubação de grupos populares de diferentes segmentos econômicos, dentre eles agricultores e agricultoras familiares que trabalham com agroecologia. A ITCP-UFV desenvolve trabalhos em duas frentes. Uma delas é a incubação do Grupo de Agricultores de Araponga e São Miguel do Anta e a outra é a incubação da Rede Agroecológica de Prosumidores/as Raízes da Mata. É possível afirmar que a articulação entre ações de economia solidária e agroecologia é estratégica nos processos de extensão junto aos agricultores e agricultoras familiares. Nas duas experiências de incubação, percebe-se que há avanços, principalmente na potencialização a agroecologia a partir da organização solidária.

Biografia do Autor

Bianca Aparecida Lima Costa, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do Programa de Extensão da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

Márcio Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Gestão de Cooperativas e Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa .Professor do Departamento de Educação do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa.

Marcella Nunes Cordeiro Costa, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em História e Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Técnica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências