O sonho por terra e autonomia: um estudo sobre a marcha camponesa para construção da segurança alimentar

Autores

  • Marcos Antônio Bezerra Figueiredo Antonio B. Figueiredo e Lidia Bezerra Figueiredo
  • Maria Virginia de Almeida Aguiar UFRPE/DED
  • Joanna Lessa F. Silva UFRPE/DED
  • Maria Zênia Tavares UFRPE/DCD

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão preliminar feita no âmbito da pesquisa “Plantar, colher, comer: avaliação dos impactos dos sistemas agroflorestais para a segurança alimentar de famílias assentadas na região canavieira pernambucana”. A pesquisa está sendo desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal Rural de Pernambuco, através do Núcleo de Agroecologia e Campesinato em parceria com o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e tem como objetivo analisar a relação entre os agroecossistemas agroflorestais e a produção de alimentos saudáveis destinados ao autoconsumo e ao mercado local. O contexto em que se dá a pesquisa historicamente é dominado pelo agronegócio canavieiro e, consequentemente, por uma grande exclusão social e uma insegurança alimentar crônica. A pesquisa está demonstrando que através do acesso a terra e a mudanças nas estratégias produtivas orientadas por processos agroecológicos as famílias estão revertendo a situação de pobreza, de escassez de alimentos e de baixa renda, e, ao mesmo tempo, logrando ampliar a autonomia econômica. A análise toma as mudanças vivenciadas pelas famílias como fio condutor do artigo. Para demonstrar isto foram utilizados dados coletados na pesquisa de campo e na literatura pertinente

Biografia do Autor

Marcos Antônio Bezerra Figueiredo, Antonio B. Figueiredo e Lidia Bezerra Figueiredo

Departamento de Educação e Extensão Rural.

Referências

CASTRO, Josué. Geografia da Fome: O dilema brasileiro – pão ou aço. 19ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Escravo ou Camponês? O Protocampesinato Negro nas Américas. Editora Brasiliense, São Paulo, 2004.

DABAT, Christine R. A Terra Privilegio: Estudo sobre a estrutura fundiária na Zona Canavieira de Pernambuco. En: X ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 1990, Teresópolis. Anais.132 – 150.

FIGUEIREDO, Marcos Antonio B., LIMA, Jorge R. T. de e SEVILLA GUZMÁN, Eduardo. Sítio Camponês: Um Sistema Ecológico para Produção de Alimentos na Região Canavieira Pernambucana. In: Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n 1, 2009.

WANDERLEY, Mª. Nazareth B. Capital e Propriedade Fundiaria: Suas articulações na economia açucareira de Pernambuco. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

WANDERLEY, Mª. Nazareth B. (2003). Morar e Trabalhar: o ideal camponês dos assentados de Pitanga. In: MARTINS, José de Souza (Coord.) Travessias: a vivencia da reforma agrária nos assentamentos. Porto Alegre: Editora da UFRGS. p: 203-246.

Downloads

Publicado

2016-05-16