Jornada Pedagógica como ferramenta de disseminação do conhecimento agroecológicoJornada Pedagógica como ferramenta de disseminação do conhecimento agroecológico

Autores

  • Franciara Santos Silva Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)
  • Hueliton Pereira Azevedo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)
  • Ruth Corrêa Silva Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)
  • Romier Paixão Sousa Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Campus Castanhal
  • Eliete Araújo

Resumo

O presente texto dedica-se ao relato de uma Jornada Pedagógica e tece reflexões sobre este tipo de ferramenta metodológica para disseminação de conhecimento agroecológico. A atividade foi realizada no Nordeste paraense, no período de 03 a 12 de maio de 2014, com a participação de 19 pessoas oriundas de São Félix do Xingu, sul do estado. O manejo ecológico dos sistemas de produção agropecuários e agroextrativistas foi a temática central. Foram visitados estabelecimentos com diferentes sistemas de produção, tais como: sistemas agroflorestais (SAF’s), roça sem fogo, pecuária em sistema de pastoreio rotativo. A ferramenta mostrou-se pertinente para a socialização de conhecimentos na perspectiva da Agroecologia. Como contribuições para atividades semelhantes, levantamos os seguintes pontos: i) planejamento ponto de vista da infraestrutura; ii) investimento na dimensão lúdica a fim de motivar os participantes; iii) relação tempo/quantidade de experiências; iv) sistema de avaliação diária e compartilhamento dos processos de tomada de decisão.

Biografia do Autor

Franciara Santos Silva, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), atualmente exerce a função de Assistente Técnico no Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Hueliton Pereira Azevedo, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Agrônomo pelo Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Campus Castanhal atualmente exerce a função de Assistente Técnico no Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Ruth Corrêa Silva, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Socióloga, Analista Socioambiental no Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)

Romier Paixão Sousa, Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), Campus Castanhal

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2002) e Maestría en Agroecología: un enfoque para el Desarrollo rural pela Universidade Internacional de Andalucia (2011). Doutorando em Ambiente e Sociedad pela Universidad Pablo de Olavide, Espanha desde 2012. Foi coordenador do Projeto de Curso de Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia no IFPA Castanhal/PRONERA, Coordenou em nível estadual do Programa Saberes da Terra na Amazônia Paraense, Foi Diretor de Educação Agrícola do IFPA e Diretor de Ensino do Campus Castanhal do IFPA. Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação, amazônia e educação do campo.

Eliete Araújo

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>