Efeito de bioextratos na sanidade e fisiologia de sementes de soja
Resumo
O uso de defensivos agrícolas sintéticos tem causado graves danos ao meio ambiente e ao ser humano e a elevação da resistência de pragas e doenças a esses produtos. Nesse contexto, o uso de extratos vegetais no controle de patógenos tem se tornado uma alternativa ecológica promissora e de baixo custo. Devido, a soja ocupar posição de destaque como fonte de proteínas e óleo vegetal, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de extratos vegetais hidroalcoolicos na inibição dos fungos Fusarium sp., Chaetomium sp.e Phomopsis sp em sementes de soja. Os extratos de açafrão, louro e cravo-da-índia foram os mais eficientes, inibindo praticamente 100% o desenvolvimento do Phomopsis sp e Chaetomium sp na semente de soja. Os demais extratos também apresentaram atividade antifúngica, principalmente, sobre Chaetomium sp. Portanto, os extratos avaliados apresentaram atividade antifúngica promissora para diferentes fungos patogênicos em sementes de soja.Referências
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de Análise Sanitária de Sementes. Secretaria de Defesa Agropecuária. 1.ed., 1. reimpr. rev. e atual. – Brasília : Mapa/ACS, 2009 (b). 200p.
LAZAROTTO, Marília. Tratamentos Alternativos para o Controle de Patógenos em Sementes de Cedro (Cedrelafissilis). Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n.2, p. 75-78, 2009. Disponível em:<http://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/view/3595/2836>. Acesso em: 15 mar. 2015.
VENTUROSO, Luciano dos Reis et al. Atividade antifúngica de extratos vegetais sobre o desenvolvimento de fitopatógenos. Suma Phytopathol, Botucatu, v. 37, n. 1, p. 18-23, 2011. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/sp/v37n1/v37n1a03.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).