Influência da Casa Familiar Rural de Altamira na adoção de experiências técnicas inovadoras por jovens do campo

Autores

  • Roberta Rowsy Amorim de Castro Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0003-3149-3170
  • Miqueias Freitas Calvi Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Casas Familiares Rurais, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Jovens do Campo, Inovações Técnicas

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a influência das práticas pedagógicas e os conhecimentos técnicos transmitidos na Casa Familiar Rural de Altamira na disseminação e adoção de técnicas de produção pelos jovens educandos em suas unidades de produção rurais ou comunidades, verificando os resultados dessas ações para o desenvolvimento local. A coleta de dados ocorreu através de questionários e entrevistas semiestruturadas com alunos, pais e monitores da CFR de Altamira. Verificou-se que os aprendizados adquiridos na CFR influenciam na adoção de experiências técnicas inovadoras nas propriedades rurais dos educandos e em suas comunidades, sendo que os resultados obtidos com esses projetos foram considerados bons ou excelentes por pais e alunos, na maior parte dos casos, o que contribui para o desenvolvimento local

Biografia do Autor

Roberta Rowsy Amorim de Castro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA); Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR). Universidade Federal do Pará (UFPA)

Miqueias Freitas Calvi, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Ambiente e Sociedade - NEPAM/UNICAMP; Docente-Pesquisador UFPA, Campus Altamira

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

PORTILHO, E. S.; MAGALHÃES, L. M. S. Educação, natureza e cultura em casas familiares rurais do Pará: análises iniciais. Revista Educação Agrícola Superior, Brasília, v. 21, n. 2, p. 36-37, 2006.

QUADROS, S. T.; BERNARTT, M. L. Pedagogia da alternância e projeto profissional de vida: contribuições para a permanência do jovem no meio rural. In: Seminário sobre Educação e Desenvolvimento: Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento, 1., 2007, Pato Branco. Anais... Pato Branco: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2007. 19 p.

RIBEIRO, M. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, p. 27-45, 2008.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico