Programa de Aquisição de Alimentos e os Territórios da Cidadania na Paraíba

Autores

  • Euriko dos Santos Yogi NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial
  • Fillipe Silveira Marini Universidade Federal da Paraíba
  • Maria José Ramos da Silva NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial
  • Andreia Vasconcellos NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial
  • Leopoldo Oliveira Lima NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial

Resumo

Resumo Este trabalho teve como objetivo discutir a relação existente entre o Programa Territórios da Cidadania e o Programa de Aquisição de Alimentos no estado da Paraíba. As informações e dados foram coletados do site da Companhia Nacional Abastecimento/Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento e depois analisados. Observou-se que os Territórios da Cidadania se destacam no acesso ao PAA, chegando a operacionalizar 65,4% do total de contratos no período entre 2009 a 2014. A política territorial influencia diretamente o acesso ao PAA uma vez que este depende da articulação entre sociedade civil e esferas governamentais, além disso, as duas políticas apresentam potencial para trabalhar o desenvolvimento de estratégias produtivas baseadas na agroecologia, em busca de sistemas sustentáveis.

Biografia do Autor

Euriko dos Santos Yogi, NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial

Assessor para Gestão Social

Fillipe Silveira Marini, Universidade Federal da Paraíba

Coordenador do projeto: Rede dos Núcleos de Desenvolvimento Territorial Sustentável na Baixada Litorânea (NEDET)

Maria José Ramos da Silva, NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial

Assessora de Inclusão Produtiva

Andreia Vasconcellos, NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial

Assessora para Gestão Social

Leopoldo Oliveira Lima, NEDET - Núcleo de Desenvolvimento Territorial

Assessor de Inclusão Produtiva

Referências

Referências bibliográficas

BELIK, W. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Saúde e Sociedade v. 12, n. 1, p.12-20, jan-jun 2003.

BRASIL. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Programa de Aquisição de Alimentos - Dados da CONAB de 2009 a 2014. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/>. Acesso em: 16 maio 2015.

DIAS, T. F. et al. O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) como estratégia de inserção socioeconômica: o caso do Território da Cidadania Sertão do Apodi (RN). G&dr;, Taubaté, v. 9, n. 3, p.100-129, dez. 2013.

HESPANHOL, R. M. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na Região de Dracena (SP). In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, 57, 2009, Porto Alegre. ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL. Anais eletrônicos. Porto Alegre, 2009.

GONÇALVES, M. M. C. F.; MELO, J. C.; SILVA, S. X.; SILVA, K. M. C.; SILVAR, M. Z. T. Programa de Aquisição de Alimentos – PAA: dificuldades e importância do fornecimento de produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar na Mata Norte de Pernambuco. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX, 10., 2010, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFRPE, 2010.

REVISTA TERRITÓRIOS DE CIDADANIA. 2009, Disponível em:

<http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/pageflip/>. Acesso em 20 dez. 2013.

SILVA, T. C.; FERREIRA, P. R.; AMODEO, N. B. P.. A Importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nos territórios da cidadania dos Estados de Minas Gerais e da Bahia: Criação de novos mercados a partir da visão dos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Mundo Agrario, La Plata, v. 15, n. 29, 2014.

YASBEK , M. C. O programa fome zero no contexto das políticas sociais brasileiras. São Paulo Perspec. vol.18 no. 2. São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 6. Políticas Públicas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>