Produção orgânica de maracujá, uma experiência em agricultura urbana

Autores

  • Lucas Belcamino Vila Real Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Layla Thamires Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Lucas Silvério Len Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Henrique Aristides Beltrame Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Fernanda Alvez da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR
  • Ellen Rubia Diniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Resumo

O trabalho relata a experiência da produção de maracujás em bases agroecológicas em uma área urbana visando o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Este projeto faz parte da proposta de Projeto Integrador de um Estudante do curso Técnico em Agroecologia e tem como objetivo a aplicação integrada das competências adquiridas no curso e uma aprendizagem interdisciplinar mais significativa. O trabalho também tem como intuito possibilitar ao jovem urbano uma fonte alternativa de renda. Dentre os resultados obtidos, observa-se a utilização de uma área urbana abandonada, o reaproveitamento da água da chuva, além disso, a produção de maracujás está consorciada com legumes e verduras. Importante destacar o fortalecimento da agricultura urbana em base Agroecológica, incentivando jovens e possibilitando atividades geradoras de renda, onde apoiados pelas políticas públicas governamentais os produtos agroecológicos tem um preço de 30% a mais do que os frutos convencionais.

Biografia do Autor

Lucas Belcamino Vila Real, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Acadêmico do curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã (Cursando). Possui Ensino Fundamental e Médio completo pelo Colégio Santa Olga Associação Educativa (2013). Desenvolve um projeto de extensão na área de agroecologia, visando uma produção orgânica de maracujás em agricultura urbana.

Layla Thamires Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Técnica Ambiental pelo Colégio Estadual Barbosa Ferraz (2013). Estagiou no Instituto Ambiental do Paraná- IAP (2013). Atuou como Técnica em meio ambiente no Escritório de Engenharia Topografia Saraiva (2014). Curso Tecnólogo em Gestão Financeira do Grupo Rhema Educação/ Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí- FATEC, Ivaiporã (cursando). Curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã (cursando). Trabalha em projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de agroecologia. Membro do Grupo de Estudos em Produção Animal Sustentável do IFPR Câmpus Ivaiporã e do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Território do Vale do Ivaí. Apoia profissionais e especialistas visando ao desenvolvimento de atividades de extensão inovadora ou transferência de tecnologia. Compreende ações voltadas para o desenvolvimento de produtos e processos inovadores e a disseminação de conhecimento, cuja relevância possa contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento econômico do País.

Lucas Silvério Len, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Estudante do terceiro módulo do curso Técnico em Agroecologia do Campus Ivaiporã, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Paraná.-IFPR. Trabalha na área de Produção Animal e em Produção de Leite em Sistemas Mais Sustentáveis, realizando pesquisa em Etnoveterinária na região de Ivaiporã-PR. Agricultor, membro do Grupo de Estudos em Produção Animal Sustentável do IFPR Câmpus Ivaiporã.

Henrique Aristides Beltrame Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Agricultor Agroecológico e acadêmico do curso Técnico em Agroecologia pelo Instituto Federal do Paraná - Câmpos Ivaiporã (Cursando). Possui Ensino Médio completo pelo C.E. Idália Rocha (2013). Faz parte do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Vale do Ivaí. Trabalha com pesquisa e extensão em agroecologia, com experiencia no Desenvolvimento de Indicadores de Sustentabilidade em Sistema de Produção de Leite a Base de Pasto e cultivo de base ecológica.

Fernanda Alvez da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Possui ensino médio completo, está atualmente cursando Técnico em Agroecologia no IFPR, campus Ivaiporã, e cursando Licenciatura em Física. Tem experiência em atividades de pesquisa científica e extensão rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, cultivo orgânico e Homeopatia.

Ellen Rubia Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Base na Agroecologia, Compostagem, Adubação Verde, Cultivo orgânico e Homeopatia. Atualmente está Coordenadora de Ensino do IFPR, campus Ivaiporã.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>