Produção orgânica de frutas e hortaliças em propriedade rural no município de Santarém-PA

Autores

  • Helionora da Silva Alves Docente do curso de agronomia - Instituto de Floresta e Biodiversidade (IBEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
  • Arlem Dalvany Maia de Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Eliane Brito Mendes Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Isaura Pinto de Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • Bruna Nayara Pantoja Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Palavras-chave:

Agroecologia, Baixo Amazonas, Tratos culturais

Resumo

Esse texto tem por objetivo abordar o relato de experiência proveniente de estágio realizado por um grupo de estudantes do curso de agronomia da Ufopa em uma propriedade em uma propriedade particular de agricultor familiar associado do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (STTR), a área localiza-se no perímetro urbano, no bairro da área verde da cidade de Santarém-PA. O objetivo da atividade foi aprimorar com atividades práticas o conhecimento teórico obtido em sala de aula referentes ao cultivo orgânico de hortaliças e frutos. O período de estágio foi dividido em revisão bibliográfica que referiu-se a obtenção de maior conhecimento sobre plantio de hortaliças e frutíferas na agricultura orgânica e atividades práticas como: limpeza de áreas plantadas (retirada de plantas daninhas), utilização de cobertura morta, utilização das folhas desta na alimentação animal, preparo de mudas e plantio de cebolinha, limpeza da área de plantio, adubação orgânica, tratos culturais da cultura da bananeira, a colheita da acerola.

Biografia do Autor

Helionora da Silva Alves, Docente do curso de agronomia - Instituto de Floresta e Biodiversidade (IBEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Graduação em Agronomia (Universidade Federal do Mato Grosso) Mestrado em Agricultura Tropical (Universidade Federal de Mato Grosso) Doutorado em Agricultura Tropical (Universidade Federal do Mato Grosso) Docente do curso de agronomia - Instituto de Floresta e Biodiversidade (IBEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Arlem Dalvany Maia de Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Aluna do curso de agronomia

Eliane Brito Mendes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Aluna do curso de agronomia

Isaura Pinto de Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

ALUNA DO CURSO DE AGRONOMIA

Bruna Nayara Pantoja Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

ALUNA DO CURSO DE AGRONOMIA

Referências

LIMA, M.B; SILVA, O.S; FERREIRA, C.F. Banana: o produtor pergunta, a Embrapa responde – 2 ed. rev. e ampl. – Brasília, DF: Embrapa, 2012. 214 p.: il. color. ; 16 cm x 22 cm. - (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).

MOACIR, R. S. L; MEDRADO, J. S. Cobertura morta na produção da erva-mate. 1998, Colombo, Paraná.

Marcelo Bezerra Lima. Manejo do Cacho da Bananeira. EMBRAPA, 2004.

RITZINGER, R; RITZINGER, C. H. S. P. Cultivo tropical de fruteiras: Acerola. Informe agropecuário, Belo Horizonte- MG, v.32, n.264, p.17·25, set./out. 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)