Flora emergente na cultura do quiabo orgânico no município de São Luís - MA

Autores

  • Danuzia Badu Gonçalves de Assis Universidade Estadual do Maranhão-Estudante de Graduação em Agronomia.
  • Elizabeth Araujo Costa Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria Rosangela Malheiros Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Denise Lima Calvalcante Marinho Universidade Estadual do Maranhão
  • Thales Pereira Pires Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

O conhecimento do banco de sementes no solo é fundamental para o manejo eficiente das espécies espontâneas nos agroecossistemas. O objetivo do trabalho foi verificar a composição do banco de sementes do solo na cultura do quiabo orgânico no município de São Luís – Maranhão. As coletas do solo foram feitas na área antes do plantio do quiabo e pós-colheita da cultura. Foram retiradas da área 100 amostras (0-10 cm) simples com um trado tubular. Cada amostra foi subdividida em quatro (1 kg cada), acondicionadas em bandejas plásticas etiquetadas e colocadas aleatoriamente em casa de vegetação sob rega diária. As plântulas foram contadas e identificadas por família e espécie a cada 30 dias, até 120 dias após instalação. Identificou-se quatorze famílias, com destaque para Amaranthaceae apresentou o maior número de espécies tanto antes do plantio do quiabo, quanto após a colheita da cultura. As espécies mais importantes foram H. corymbosa e Cyperus sp.

Biografia do Autor

Danuzia Badu Gonçalves de Assis, Universidade Estadual do Maranhão-Estudante de Graduação em Agronomia.

Estudante de agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão cursando 3º Período.

Referências

SILVA, G. S.; PEREIRA, A. L. Efeito da incorporação de folhas de Nim ao solo sobre o complexo Fusarium x Meloidogyne em quiabeiro. Summa Phytopathologica, v. 34, n. 4, p. 368-370, 2008.

MUELLER-DOMBOIS, D.; ELLEMBERG, H. Aims and methods of vegetation ecology. New York: John Willey & Sons, 1974. 640 p.

SILVA, M.R.M., et al. Banco de sementes de plantas daninhas em áreas de cultivo de arroz de sequeiro na Pré -Amazônia Maranhense. Ciências. Agrárias, v. 57, n. 4, p. 351-357, 2014.

MOREIRA, H.J.C.; BRAGANÇA, H.B.N. Manual de Identificação de PlantasInfestantes: Cultivos de Verão. Campinas: FMC, p. 266, 2010.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>