Nível de conhecimento da população acerca dos produtos orgânicos no bairro da Cidade Operária, São Luis-MA.

Autores

  • Millene Ribeiro Cavalcante Universidade Estadual do Maranhão
  • Bruna Caroline Everton Cutrim Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Caroline Rabelo Coelho Universidade Estadual do Maranhão
  • Letycya Cristina Barbosa Vieira Universidade Estadual do Maranhão http://orcid.org/0000-0003-3390-9432
  • Francisco Nobrega dos Santos Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Produto orgânico, Conscientização ecológica, Perfil do consumidor, Maranhão

Resumo

Um crescente aumento no consumo dos produtos orgânicos é observado no mundo, muito associado ao desejo de uma vida mais saudável e a criação de uma consciência ecológica por parte da população, embora algumas pessoas desconhecerem os benefícios do consumo de produtos isentos de agrotóxicos. O presente estudo pretendeu analisar o nível de conhecimento da população do bairro da Cidade Operária no município de São Luis-MA, acerca dos produtos orgânicos, através da aplicação de 100 questionários de perguntas abertas e fechadas. O resultado da pesquisa demonstrou que a maioria dos entrevistados eram mulheres (65%), que possuíam nível médio completo (45%) e renda entre 3 a 4 salários mínimos (45%). Em relação ao conhecimento dos produtos orgânicos, 65% conhecem, sendo que 15% consomem estes alimentos por serem saudáveis. A maior dificuldade para a aquisição é o local de compra. O principal meio de comunicação difusor sobre o assunto foram as escolas e faculdades. Deste modo, concluiu-se que é necessária uma maior divulgação à população do bairro da Cidade Operária sobre produtos orgânicos, através da conscientização da mesma sobre o sistema de produção e os benefícios ou vantagens que estes produtos em relação aos demais.

Biografia do Autor

Millene Ribeiro Cavalcante, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Engenharia Agronômica e graduada em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão

Bruna Caroline Everton Cutrim Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Engenharia Agronômica

Caroline Rabelo Coelho, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Agroecologia na Universidade Estadual do Maranhão

Letycya Cristina Barbosa Vieira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão

Francisco Nobrega dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão

Referências

ARCHANJO, L. R.; BRITO, K. F. W.; SAUERBECK, S. Alimentos orgânicos em Curitiba: consumo e significado. Caderno de Debate, São Paulo, v. 8, 2001.

CUENCA, M. A. G. et al. Perfil do consumidor e do consumo de produtos orgânicos no Rio Grande do Norte. Documentos, [S.l.], out. 2007.

SILVA, F. Q. P. O.; FOSCACHES, C. A. L.; FILHO, D. O. O perfil do consumidor de produtos orgânicos na cidade de Campo Grande. MS. In: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES, 8., 2010. Resumo... São Paulo: FEA-USP, 2010.

PIMENTA, V. P et al.; Percepção dos consumidores quanto aos produtos orgânicos na região de Maringá/PR. Revista Brasileira de Agroecologia, n. 2, p 2903-2907, nov. 2009.

TACCONI NETO, E. A. Fatores que afetam competitividade na produção de hortaliças orgânicas no Estado do Rio Grande do Norte. UFRN, 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.

TREVIZAN, S. D. P.; CASEMIRO, A. D. Consumidores de produtos orgânicos em Vitória da Conquista, Bahia. In: INTERNATIONAL WORLKSHOP ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION, 2009. São Paulo: [s.n.], maio 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.