Diálogos sobre o saber tradicional de campesinos na Chapada Apodi – RN

Autores

  • Jucirema Ferreira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Jeane Cruz Portela Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Nildo Silva Dias Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Joaquim Emanuel Fernandes Gondim Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Maria Clara Correia Dias Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Vania Christina Nascimento Porto Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Resumo

No Brasil, pesquisas realizadas para fins de classificação e caracterização dos atributos do solo que levam em conta o conhecimento da comunidade local ainda são excessos, talvez essa condição seja explicada pelos desafios proposto na abordagem da pesquisa etnopedológica em que os fatores antropológicos dialogam como esse modo de compreender os espaços de produção e reprodução da vida. A pesquisa foi desenvolvida Projeto de Assentamento Sítio do Góis localizado no município de Apodi/RN, no âmbito do Programa de Extensão Universitária PROEXT desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Foi feita a descrição dos perfis de solos de forma eticista realizada pela equipe de pesquisadores da Universidade e a classificação emicista pelos campesinos. De acordo com classificação emicista o solo da unidade de manejo agroflorestal foi classificado como Solo de Massapê. A classificação eticista realizada pela equipe de pesquisadores da UFERSA classificou o solo como Vertissolo Háplico.

Biografia do Autor

Jucirema Ferreira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água, Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Referências

Alves, A G. Chaves. Do “barro de loiça” à “loiça de barro”: caracterização etnopedológica de um artesanato camponês no Agreste paraibano. São Calos: UFSCAR, 2004.

Santos, H. G.; Jacomine, P. K. T.; Anjos, L. H. C.; Oliveira, V. A.; Oliveira, J. B.; Coelho, M. R.; Lumbreras, J. F.; Cunha, T. J. F. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 3. ed. 306, Brasília: Embrapa, 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>