Educação para a sustentabilidade: ações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) para o desenvolvimento rural

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Resumo

A lei 11.892/2008 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com o objetivo de suprir a demanda de mão de obra técnica qualificada além de visar tratar de questões relacionadas ao desenvolvimento regional e ambiental. Constatando-se que a mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba tem como uma de suas atividades econômicas principais o agronegócio, este estudo tem por objetivo identificar se questões relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável estão sendo desenvolvidas pelo IFTM. Foram analisadas as matrizes curriculares e os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos cursos ligados à produção ou processamento de alimentos no ano de 2014, de acordo com a abordagem das quatro dimensões integrantes da sustentabilidade. Observou-se que, comparativamente, os projetos de extensão abordaram de forma mais eficiente essas dimensões porém, são necessárias pesquisas com maior período de abrangência para evidenciar esse fato. Palavras-chave: Pesquisa; Extensão; Matriz Curricular; Meio Ambiente; Ruralidade

Biografia do Autor

Leonídia Alyne Ávila, INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CÃMPUS PATROCÍNIO

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, MESTRANDA EM GESTÃO PÚBLICA PELA UNB

MARIO LUCIO AVILA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

DOCENTE DO MESTRADO EM GESTÃO PÚBLICA E COORDENADOR DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Disponível em < http://redefederal.mec.gov.br/historico>. Acesso em 03/02/2015.

DEPONTI, C. M. Indicadores para avaliação da sustentabilidade em contextos de desenvolvimento rural local. 2001. 156 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Rural e Agroecologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

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Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico