Desenvolvimento de espécies nativas em ambiente de capoeira enriquecida na Amazônia.

Autores

  • Jussara Góes da Fonseca Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Fábio Bassini Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Resumo

O trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer o comportamento de espécies nativas sob condição de sombreamento de vegetação de capoeira na região Amazônica, analisando como se desenvolvem nesses ambientes que são muito utilizados para a implantação de sistemas agroflorestais. O estudo foi realizado em uma capoeira localizada no CESIT/UEA no município de Itacoatiara/AM. O objetivo foi o de acompanhar o crescimento de mudas de quatro diferentes espécies nativas, indicadas para plantios em sistemas agroflorestais. Observou-se que as quatro espécies apresentaram desenvolvimento distinto. Houve oscilação dos parâmetros altura e diâmetro na maioria das espécies, em especial para a castanha e o ingá. Com isso concluiu-se que as espécies nativas cacau, ingá-cipó, castanha-do-Brasil, andiroba tiveram desenvolvimento diferente em ambiente de capoeira, afetadas principalmente pela predação, dentre as espécies as que mais sobreviveram e melhor se desenvolveram foram o cacau e a andiroba.

Biografia do Autor

Jussara Góes da Fonseca, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduação em Tecnologia em Agroecologia. Ciências Agrarias

Referências

ALENCAR, J. da C. Amazônia: Manejo de florestas naturais em regime de rendimento sustentado. Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, 2008. p. 29, 102.

FEARNSIDE, P. M. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. Acta Amazônica, 2006. Vol. 36, n. 3. p. 395.

LARCHER, W. Ecofisiologia vegetal. São Carlos: RIMA, 2000. p. 221, 297, 313-314.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 5ª. Ed. Vol. 01, São Paulo: Instituto Plantarum, 2008. p. 11, 204, 260, 265, 65.

OZORIO, P. R. da S. Levantamento florístico de um fragmento de floresta secundaria na área do Centro de Estudo Superiores de Itacoatiara-Am. 2009. 39 f. Monografia (Graduação em Engenharia Florestal). Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, Universidade do Estado do Amazonas, Itacoatiara.

RADAMBRASIL. 1978. Programa de Integração Nacional. Levantamentos de Recursos Naturais. V. 10 (Santarém) - RADAM (projeto) DNPM, Ministério de Minas e Energia. Brasil. pp. 626.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.