Curso de formação em agroecologia: o início da transição agroecológica na região de Uberlândia (MG)

Autores

  • Eduardo Nascimento Manfrim Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal de Uberlândia (NEA/UFU), inserido no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da UFU (Cieps/UFU)
  • Ana Marcela Manzatto Kita
  • Henrique Lomônaco Pedroso
  • Luiza Azevedo Ribeiro
  • Carlos Felipe Lima Saar
  • Felipe Alberto Simões Tavares

Resumo

O Guaras, inserido no NEA/UFU, em regimentosolidário e visando a transição agroecológica na região de Uberlândia (MG), realizou o primeiro Curso de Formação em Agroecologia para a Agricultura Familiar e Camponesa.Divididas em sete módulos, as atividades teórico-práticas tiveram por objetivotrabalhar com os agricultores os valores defendidos pela agroecologia, dos quais foram priorizados o cuidado com o solo, o manejo da biomassa e a questão da biodiversidade dentro de um agroecossistema. Dessa forma, o resultado foi o plantio de hortas sucessionais onde se introduziram várias espécies vegetais, de acordo com técnicas agroflorestais, sempre considerando as condições dos agricultores e seus interesses em abrigar as práticas agroecológicas. O curso foi realizado seguindo metodologias participativas e possibilitou a troca de experiências entre agricultores e técnicos, além de resgatar saberes e motivar os envolvidos a praticar a agricultura ecológicaem suas áreas de produção.

Biografia do Autor

Eduardo Nascimento Manfrim, Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal de Uberlândia (NEA/UFU), inserido no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da UFU (Cieps/UFU)

Biólogo e Mestre pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador e técnico no Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Federal de Uberlândia (NEA/UFU), inserido no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da UFU (Cieps/UFU). Membro do Grupo Universitário de Agricultura com Responsabilidade Ambiental e Social.

Referências

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; Por uma nova extensão rural: fugindo da obsolescência. Reforma Agrária, São Paulo, set./dez., 1994, p. 70-90.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GÖTSCH, E. Homem e Natureza: cultura na agricultura. Recife: Centro Sabiá, 1995.

PENEIREIRO, F.M.; AMADOR, D.B.; MARÇAL, M.F.M.; PINHO, R.Z.; RAMOS FILHO, L.O.; CANUTO, J.C.; JUNQUEIRA, R.B.; PELEGRINI, J.B.; LIMA, C.C.P.; VIEIRA, H.B.; NOBRE, H.G.; FRANCO, V.F.; Liberdade e vida com agrofloresta. São Paulo: INCRA, 2008.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências