Os guardiões das sementes tradicionais de milho e a busca pela soberania alimentar: casos do assentamento palmares 2, Parauapebas-PA

Autores

  • Thiago Paixão da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Ingrid Borges Lima Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Andrea de Mello Hentz Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Fernando Michelotti Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

A facilidade de acesso e as promessas de melhores colheitas promovidas pelas multinacionais das sementes híbridas e transgênicas, principalmente de milho, faz com que muitos agricultores simplesmente abandonem suas sementes tradicionais. Objetivou-se com esse trabalho localizar e valorizar agricultores do Projeto de Assentamento Palmares II, também chamados de guardiões, que ainda optam por utilizar sementes tradicionais, seja de milho (Zea mays), feijão (Phaseolos vulgaris), fava (Phaseolus lunatus), dentre outras, plantando, armazenando-as e manejando-as com suas próprias técnicas e costumes. Compreender o(s) motivo(s) que leva(m) estes agricultores a guardar e cuidar de suas sementes para o plantio do ano seguinte, as olhando como um patrimônio e não uma mercadoria ou insumo.

Biografia do Autor

Thiago Paixão da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduando em Agronomia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, atualmente bolsista de Iniciação ao Extensionismo (IEX) do CNPQ do projeto: “Consolidação do Núcleo Interdisciplinar de Agroecologia e Educação do Campo - NAEC: valorização de sementes tradicionais para garantia da soberania alimentar na Amazônia.”

Ingrid Borges Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduando em Agronomia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Andrea de Mello Hentz, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora Doutora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Fernando Michelotti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referências

ANDRIOLI, A. I.; FUCHS, R. Transgênicos: As sementes do mal. A silenciosa contaminação de solos e alimentos. 2. ed. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2008.

SACHS. C.; et al. Incidência de Fusarium verticillioides em sementes de milho e transmissão para o sistema radicular e parte aérea da planta. In: Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 29, 2012, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: Embrapa, 2012, p.614-620.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)