Desafios da sustentabilidade do Assentamento Sezínio do município de Linhares – ES
Resumo
O presente relato visa expor os dilemas e desafios sócio político e ambiental do assentamento Sezínio localizado no município de Linhares – ES. A abordagem utilizada no presente projeto foi qualitativa, por meio de uma conversa com os assentados sobre questões sociais, políticas, econômicas e ambientais do assentamento. Enquanto resultados observou-se que o acampamento foi inicialmente formado por grupos de pessoas as quais passam por momentos difíceis desde o momento de ocupação. Percebeu-se que o assentamento enfrenta a falta de apoio político e escoamento da sua produção, faltando uma associação mais articulada e participação em feiras municipais. Apesar disto, a ocupação construiu-se no espaço uma a integração social entre o grupo, com a produção diversificada de alimentos e o cultivo e preservação de espécies crioulas.Referências
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Histórico e dados gerais sobre o movimento, 2012. Disponível em: <http://www.mst.org.br>. Acesso em 8 abr. 2015.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).