Política territorial e agroecologia na zona da mata norte paraibana

Autores

  • Sandra Galvão Mori Universidade Federal da Paraíba NEDET
  • Filipe Silveira Marini Universidade Federal da Paraíba
  • Maurício Camargo Zorro Instituto Federal da Paraíba

Resumo

O Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte Paraibana, através da Política de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, vem implantando o projeto que objetiva fortalecer a produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar. Para tal, este setor vem se fortalecendo com a disponibilização de equipamentos para ampliação da produção e infraestrutura para implantação e ampliação de feiras agroecológicas em sete municípios do Território. A formação dos grupos vem se trabalhando nos municípios de forma participativa e integrada, envolvendo membros da Coordenação Territorial, agricultores familiares, Secretarias Municipais e Estadual de Agricultura, órgãos e ONGs de assistência técnica, resultando na construção de um plano de diversificação da produção e transição agroecológica e no fortalecimento da organização através da gestão social, com incentivo para participar das feiras agroecológicas.

Biografia do Autor

Sandra Galvão Mori, Universidade Federal da Paraíba NEDET

Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas, atua como Assessora Territorial de Gestão Social no Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte PB; é pesquisadora da cultura material indígena do Povo Potiguara da Paraíba.

Filipe Silveira Marini, Universidade Federal da Paraíba

Com graduação e pós graduação em Agronomia, é lotado no Departamento de Agropecuária no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor adjunto de Agroecologia do CCHSA/UFPB, Coordenador do curso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia); atua como Coordenador Geral da Rede de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial NEDET Baixada Litorânea (Territórios Zonas da Mata Norte e Sul, Piemonte da Borborema e Vale do Paraíba).

Maurício Camargo Zorro, Instituto Federal da Paraíba

Graduado em Biologia, com especialização em Políticas Pesqueiras para os países amazônicos (1999) e mestrado e Doutorado em Zoologia (2004); Professor no Instituto Federal da Paraíba nas áreas de recursos pesqueiros e meio ambiente e está credenciado no programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca da Universidade Federal do Pará; atua como Coordenador do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Zona da Mata Norte PB

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)