Caracterização ambiental dos sistemas produtivos das propriedades com produção hortícola no município de Alta Floresta/MT - Brasil

Autores

  • Jakeline Santos Cochev UNEMAT
  • Alessandro Antonio Cavallari Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos/UNEMAT.
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Professora Adjunto do Departamento de Geografia. Laboratório de Geotecnologias-LabGeo/UNEMAT.
  • Ana Aparecida Bandini Rossi Professora Adjunta do Departamento de Biologia. Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular.
  • Keller Regina Soares Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos/UNEMAT.

Resumo

O desenvolvimento das atividades agrícolas, sejam elas em pequena ou larga escala, necessita de um planejamento adequado e da demanda de recursos naturais disponíveis no ambiente. Este trabalho objetivou realizar a caracterização ambiental dos sistemas produtivos hortícolas com produção comercial. Utilizou-se imagem RapidEye de 2014 para geração das classes temáticas e quantificações; e trabalho de campo para realizar o passeio dirigido nas propriedades. Foi identificado redução da cobertura vegetal no sistema de produção convencional nas propriedades estudadas. O uso de imagem de alta resolução proporciona informações que subsidiam a tomada de decisão para uso adequado dos recursos disponíveis no ambiente.

Biografia do Autor

Jakeline Santos Cochev, UNEMAT

Doutoranda da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia - Bionorte. Docente da Rede Estadual de Ensino.

Referências

BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Código Florestal. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012. p. 01-37.

ESRI. ArcGIS Desktop: release 9.2. Redlands, CA: Environmental Systems Research Institute, 2007.

PEREIRA, A.S.; FIRKOWSKI, O.L.C.F. Proposta de definição dos lugares urbanos, periurbanos e rurais para a região metropolitana de Curitiba. In: Seminário Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Anais... Natal: p. 1-15. 2010.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>