Caracterização biométrica e rendimento do filé e resíduos de pescados provenientes da pesca artesanal no município de Matinhos/PR

Autores

  • Marcel Comin Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Neri Conceição da Costa Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Diomar Augusto de Quadros Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Joziane Aparecida Rates de Castro Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Sandra Mara Ferreira Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Luiz Everson da Silva Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Resumo

O trabalho teve como objetivo determinar as características biométricas e os rendimentos da filetagem de pescados proveniente da pesca artesanal do município de Matinhos/PR. A coleta ocorreu de outubro de 2014 a março de 2015. Foram determinados o peso e comprimento total do pescado, rendimento do filé com e sem pele, vísceras, carcaça, pele e parte não comestível. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias de Tukey (p<0,05). Os resultados demonstraram que houve diferença significativa entre as espécies para todas as variáveis. Os dados biométricos e o rendimento são importantes caracterizar o produto final, demonstram ser uma matéria-prima com grande potencial para a industrialização.

Biografia do Autor

Marcel Comin, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNPq; Estudante do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Neri Conceição da Costa, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNPq; Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências

Diomar Augusto de Quadros, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Professor do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Joziane Aparecida Rates de Castro, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNPq; Estudante do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação

Sandra Mara Ferreira, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação Científica; Estudante do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Luiz Everson da Silva, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Professor do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Referências

ANDRADE, G. DE Q.; BISPO, E. DA S.; DRUZIAN, J. I. Avaliação da qualidade nutricional em espécies de pescado mais produzidas no Estado da Bahia. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 29, p. 721-726, 2009.

BASSO, L.; FERREIRA, M. W. Effect of body weight on processing yields of Pacu (Piaractus mesopotamicus). Revista Agrarian, v. 4, n. 12, p. 134-139, 2011.

BASTOS, J. R. Sobre a biometria da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill), da costa do Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar, v. 6, n. 2, p. 113–117, 1966.

FUNDAÇÃO PROZEE. Relatório técnico sobre o censo estrutural da pesca artesanal marítima e estuarina nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Itajaí, 2005.

LUCENA, F.; LESSA, R.; KOBAYASHI, R.; QUIORATO, A. L. Aspectos biológico-pesqueiro da Serra, Scomberomorus brasiliensis, capturada com rede-de-espera no Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar, v. 37, p. 93-104, 2004.

QUADROS, D. A.; BOLINI, H. M. A. Rendimento da filetagem de diferentes espécies de pescado do litoral Paranaense. Anais do V Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado. Santos: Instituto de Pesca. p. 12, 2012.

QUADROS, D. A.; BOLINI, H. M. A. (2014). Caracterização físico-química e rendimento do filé e resíduos da Sororoca (Scomberomorus brasiliensis) comercializada pelos pescadores artesanais de Matinhos/PR. Anais do VI Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado. Santos: Instituto de Pesca, 2012.

SOUZA, M. L. R. Comparação de seis métodos de filetagem, em relação ao rendimento de filé e de subprodutos do processamento da Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Revista Brasileira de Zootecnia, v. 31, p. 1076–1084, 2002.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)