Processo de Formação em Economia Solidária e Políticas Públicas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar

Autores

  • Mariana Martins
  • Julio Cesar Gonçalves Dias
  • Dimitri Toledo
  • Ana Carolina Guerra
  • Daniel Calbino

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as primeiras contribuições do processo de formação em Economia Solidária dado pela ITCP/UNIFAL-MG para a Associação Sabor & Saúde, Varginha- Minas Gerais, conjuntamente com políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para o fortalecimento da agricultura familiar. Para tal análise, foi realizada uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo por meio de análise do discurso das entrevistas, buscando compreender como o processo de formação em Economia Solidária, junto às políticas públicas vem fortalecendo a agricultura familiar na Associação Sabor & Saúde. Enquanto resultados, constatou-se que a ação extensionista da ITCP/UNIFAL-MG junto ao PAA está fortalecendo a agricultura familiar e o desenvolvimento local da região da zona rural do município de Varginha, onde se encontra os agricultores.

Referências

BRAZ, C. L. do R.; CARDOSO, O. O. Economia Solidária e redes sociais: antigos fenômenos, novas feições. Organizações em Contexto, São Bernardo do Campo, v. 9, n. 17, p. 59-77, Jan/Jun. 2013.

MARTINS, MARIANA; ONUMA, FERNANDA. ENCONTRO MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ECONOMIA SOLIDÁRIA E GESTÃO SOCIAL, 5., 2014, Lavras. Anais... Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2014. 16 p.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)