A turminha do Zé Bembeca – Pescar: uma expressão de Arte e saberes

Autores

  • Joziane Aparecida Rates de Castro Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Neri Conceição da Costa Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Marcel Comin Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Sandra Mara Ferreira Universidade Federal do Paraná Setor Litoral
  • Diomar Augusto de Quadros Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Resumo

O relato que segue descreve uma prática pedagógica participativa sintonizada com os princípios da Agroecologia e com uma alimentação sustentável. O objetivo da ação pedagógica foi incentivar o consumo de peixes regionais bem como promover a tradição cultural da comunidade pesqueira. O trabalho foi baseada no gibi Mangá- Peixe de Piscicultura do Projeto Pacu que incentiva a alimentação do pescado e foi desenvolvido no ano de 2014, no projeto de pesquisa Entre a Terra e o Mar: O pescado como forma de promoção da educação alimentar e nutricional da população de Matinhos/PR, integrando educadores e educandos no planejamento, execução e avaliação da atividade. O processo desencadeou uma conscientização dos valores nutricionais do pescado em uma escola pública do ensino fundamental e médio no município de Pontal do Paraná/PR, com a apresentação da peça teatral: A turminha do Zé Bembeca, na qual os personagens eram fantoches de meia, feitos de modo artesanal pelos próprios bolsistas do projeto. A experiência demonstrou um grande protagonismo por parte dos educandos que participaram de todas as etapas da elaboração, execução e avaliação do processo ensino aprendizagem, assim como uma sensibilização para a importância de uma alimentação saudável e sustentável.

Biografia do Autor

Joziane Aparecida Rates de Castro, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNPq; Estudante do Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação

Neri Conceição da Costa, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNPq; Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências

Marcel Comin, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNPq; Estudante do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Sandra Mara Ferreira, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Bolsista de Iniciação Científica; Estudante do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Diomar Augusto de Quadros, Universidade Federal do Paraná Setor Litoral

Professor do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Referências

CAMPOS, A.; DIAS, B.; AZEVEDO, L.; MODERNELL, L.; KFOURI, M. Psicologia da Aprendizagem: O teatro como facilitador da aprendizagem e da socialização na escola. São Paulo: Instituto de Psicologia/USP, 2012. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfyB4AC/teatro-no-contexto-escolar> Acesso em: Abril de 2015.

PROJETO PACU. Gibi Mangá: peixes de Psciculturas. Campo Grande/MS. Disponível em: < www.projetopacu.com.br> Acesso em: Julho de 2014.

QUADROS, D. A.; SCHAPPO, S. Festa das Letras: Construindo e Socializando Saberes por uma Alimentação Sustentável. Rev. Bras. de Agroecologia, v. 4, n. 2, p. 3653-3656, 2009.

SOUZA, Milena Ramires de. Etnoconhecimento caiçara e uso de recursos pesqueiros por pescadores artesanais e esportivos no Vale do Ribeira. 120 folhas. Piracicaba, 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Agroecossistemas), Universidade Estadual de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)