Uso de sementes por agricultores orgânicos do Estado de São Paulo: comparação entre certificação por auditoria e sistema participativo de garantia

Autores

  • Antonio Carlos Mendes Parra Filho Fundação Mokiti Okada MOA, Centro de Pesquisa Mokiti Okada
  • Pedro Jovchelevich Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica
  • Sakae Kinjo Fundação Mokiti Okada MOA, Centro de Pesquisa Mokiti Okada
  • Guilherme Pozzato Francisco de Souza Fundação Mokiti Okada MOA, Centro de Pesquisa Mokiti Okada

Resumo

O uso de sementes próprias é uma prática ancestral que ainda é preservada por agricultores em diferentes intensidades. O objetivo deste trabalho foi comparar o uso de sementes próprias por agricultores orgânicos certificados por Auditoria e Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) no Estado de São Paulo. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada com respostas objetivas. A partir da análise dos dados observou-se que o uso de sementes próprias é mais comum entre os grupos de agricultores certificados por certificação participativa.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Mendes Parra Filho, Fundação Mokiti Okada MOA, Centro de Pesquisa Mokiti Okada

Setor de Pesquisa & Desenvolvimento de Sementes

Sakae Kinjo, Fundação Mokiti Okada MOA, Centro de Pesquisa Mokiti Okada

Setor de Pesquisa & Desenvolvimento de Sementes, coordenadora de pesquisa

Guilherme Pozzato Francisco de Souza, Fundação Mokiti Okada MOA, Centro de Pesquisa Mokiti Okada

Setor de Pesquisa & Desenvolvimento de Sementes

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento. Instrução Normativa nº 64, de 18 de dezembro de 2008. Aprova o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal. Diário Oficial da União de 19 de Dezembro de 2008.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Coordenação de Agroecologia. Nota Técnica nº 60, de 13 de dez. 2013. Informa sobre prorrogação e derrogação de prazos na IN 46/11 e recomenda procedimentos. COAGRE/DEPROS/SDC/MAPA. 2013.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 17, Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção Animal e Vegetal, de 18 de jun. 2014. Diário Oficial da União de 20 de Junho de 2014.

LONDRES, F. A associação biodinâmica e o desafio da produção de sementes de hortaliças. Rio de Janeiro: Caderno ANA; ABD; AS-PTA, 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.