Experiência de agricultura sem queima, no âmbito do Projeto Ajuri Agroflorestal, Manaus – AM.

Autores

  • SILAS GARCIA SOUSA EMBRAPA
  • Elisa Vieira Wandelli EMBRAPA
  • Indramara Lôbo Araújo EMBRAPA
  • Maria Isabel de Araújo IFAM

Resumo

As tecnologias que adotam a eliminação do uso do fogo para a remoção da vegetação no preparo da área agrícola são as principais demandas de conhecimento dos agricultores e gestores preocupados com as questões ambientais e de conservação do solo. Objetiva o presente trabalho relatar as ações de troca de experiências, de conhecimentos científicos e populares, sobre manejos agroecológicos dos recursos naturais, com destaque para a prática da agricultura sem queima. As atividades foram realizadas durante dois anos do projeto Ajuri Agroflorestal, com a participação das populações das comunidades do Projeto de Assentamento Tarumã Mirim (PATM). A experiência foi encerrada com a realização da grande oficina denominada: “Museu Vivo: Agricultura sem Queima”, com a exposição da construção e manutenção da fertilidade dos solos, em quatro unidades de referências, implantadas na área dos agricultores familiares, que ocorreu durante a XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2014.

Biografia do Autor

SILAS GARCIA SOUSA, EMBRAPA

Engenheiro Agrônomo, Doutorado em Ciências Florestais, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Manaus - AM

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.. Educomunicação socioambiental: comunicação popular e educação. Brasília: MMA, 2008.

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco referencial em agroecologia. Brasília, DF. 2006. 70 p.

SILVA, W. B.. A Pedagogia dialógica de Paulo Freire e as contribuições da programação neolinguística: uma reflexão sobre o papel da comunicação na Educação Popular. João Pessoa. 2006. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Paraíba –UFP. 121p

THIOLLENT, M. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. In:I CBEU, 1. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Anais. João Pessoa – PB, em 10.11.2002.

WANDELLI, E. V. Sistemas agroflorestais para a soberania alimentar nos assentamentos rurais do Território da Cidadania de Manaus e Entorno, AM. EMBRAPA. 2011. Disponível em: www.embrapa.br/pesquisa-e-desenvolvimento/producao-cientifica. Acesso em 16/03/2015.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)