Do Brasil às Minas Gerais: Cenário dos produtores Orgânicos Certificados

Autores

  • Heliene Macedo Araujo Bolsista Extensão CNPq-Universidade Federal de São João Del Rei
  • Pedro Arthur Azevedo Silva UFSJ/Discente
  • André Hirsch UFSJ/Docente
  • Leila de Castro Louback Ferraz UFSJ/docente

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, utilizando a base de dados do Censo Agropecuário de 2006 e do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos 2015, verificar a trajetória dos agricultores de cultivos orgânicos certificados do Brasil, focando no Estado de Minas Gerais e elaborar um mapa temático do Estado de Minas Gerais para identificar o método de certificação utilizada. Os dados foram sistematizados no programa Excel e o mapa temático elaborado com o programa livre Quantum GIS. Foi verificado que houve um aumento de 110% no número de agricultores certificados, em nove anos. Minas Gerais possui 3,81% do total de produtores certificados, ocupando o segundo lugar em termos de número de produtores certificados da Região Sudeste.

Biografia do Autor

Heliene Macedo Araujo, Bolsista Extensão CNPq-Universidade Federal de São João Del Rei

Engenheira Florestal (UFLA,2014), mestranda em agroecologia e desenvolvimento rural (UFSCAR, 2015)

Referências

GRAZIANO, O. G, PIZZINATTO, N. K; GIULIANI C.A; FARAH, E. O; NETO, S. M.. 2006. A Certificação de Produtores Orgânicos no Brasil: um estudo exploratório. Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2006. 17p

IBGE. 2009. Agricultura Familiar: primeiros resultados. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro. .267pp.

IBGE. 2012. Censo Agropecuário 2006. Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.774pp.

PÁDUA, J. B.; SCHLINDWEIN, M. M. e GOMES, E. P.. 2013. Agricultura Familiar e Produção Orgânica: uma análise comparativa considerando os dados dos censos de 1996 e 2006. Interações, 14(2):225-235.

RESENDE, M.G. 2014. Avaliação de Políticas Públicas no Brasil: uma análise de seus impactos regionais. Vol. 1. Rio de Janeiro, Ipea.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)