Relato da vivência realizado no sistema de produção orgânico no Recôncavo da Bahia.

Autores

  • Jaqueline Silva Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Djalma Silva Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Elisângela Gonçalves Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Angelo Manuel Vasconcelos dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Resumo

Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada em uma área de produção orgânica enfatizando os princípios embasados na produção agroecológica. A vivência ocorreu entre os meses de fevereiro a março de 2015, na Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica – UPPO, conhecida como “Fazendinha Orgânica”, na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical no município de Cruz das Almas (BA). A referida vivência foi realizada pelos discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Na “Fazendinha Orgânica” foi possível vivenciar algumas práticas agroecológicas como o controle biológico de pragas, variedades resistentes a pragas e doenças, produção de composto orgânico. O estagio de vivência permite que os estudantes vivenciem a realidade da produção agroecológica observando e colocando em práticas os conhecimentos adquiridos em sala de aulas. Na experiência descrita foi possível observar e participar das adubações orgânicas e controles alternativos realizadas no cultivo da banana, maracujá e da mandioca. Não foi possível realizar nenhuma interferência na unidade, apenas acompanhar o desenvolvimento das práticas orgânicas. Essa experiência proporcionou a compreensão de futuros educadores na área da Agroecologia sobre a relevância da produção agroecológica para o fortalecimento da agricultura familiar. Fazendo uma reflexão sobre as principais técnicas aplicadas no sistema orgânico instalado.

Biografia do Autor

Jaqueline Silva Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduanda em Tecnologia em Agroecologia.Tem experiência em agroecologia, com enfase no estudo da organização do trabalho na agricultura familiar, sistema agrosilvipastoril e manejo conservacionista do solo,

Djalma Silva Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduando em Tecnologia em Agroecologia. Tem experiência em agroecologia, com ênfase em manejo ecológico do solo.

Elisângela Gonçalves Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduanda em Tecnologia em Agroecologia. Tem experiência na área de manejo e qualidade do solo e da água, com ênfase em práticas conservacionistas.

Angelo Manuel Vasconcelos dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduando em Tecnologia em Agroecologia. Tem experiência em agroecologia, com ênfase em educação do solo.

Referências

LINS, L.C.R.; FANCELLI, M.; RITZINGER, C.H.S.P.R.; MAURÍCIO ANTONIO COELHO FILHO, M.A.C.F.; LEDO, C.A.S. L. Torta de mamona no Controle da Broca-Do-Rizoma (Cosmopolites Sordidus) em Bananeira-Terra1. Revista Brasileira Fruticultura, v. 35, n. 2, p. 493-499, Junho 2013.

RESENDE, G.M.; COSTA, N.D.C. Cultivo Orgânico da Cebola no Sub médio do Vale do São Francisco: Cultivares e Fontes de Macronutrientes. I Instruções Técnicas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Embrapa Semiárido Petrolina, Outubro, 2014.

SOUZA; C. H. E. ; FIGUEIREDO; C. C.; EZEQUIEL; S. M.J.; BORGES; E. N. Matéria Orgânica e Alterações de Propriedades Físicas e Químicas do solo sob Sistemas de Manejo no Cerrado. Revista Magistra, Cruz das Almas-BA, v. 21, n. 3, p. 226-232, Julho/setembro, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências