Implantação de horta orgânica: educando com a horta escolar na Escola de Ensino Integral Frei Fabiano Merz em Santarém - PA

Autores

  • Helionora da Silva Alves Docente do curso de agronomia - Instituto de Floresta e Biodiversidade (IBEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
  • Arlem Dalvany Maia de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • Eliane Brito Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • Isaura Pinto de Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • ROSANA SAWAKI UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação Ambiental, Qualidade de Vida

Resumo

O presente artigo visa apresentar a experiência de um projeto de extensão desenvolvido em uma escola municipal de período integral no município de Santarém, estado do Pará. As ações extensionistas vinculadas ao projeto, tem por objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem de crianças através da implantação de hortas orgânicas na escola, que se tornam espaços para realização de aulas práticas e dinâmicas, que permite trabalhar com as crianças diversas atividades tais como, conceitos, princípios e histórico da agricultura, educação ambiental, importância da produção orgânica para a sociedade, promoção da qualidade de vida, benefícios para alimentação saudável e nutritiva, conservação do meio ambiente, além é claro, de envolver a participação de todos e promover o espirito de cooperação. Nesse sentido, as atividades vem influenciando no conhecimento e aceitação das hortícolas pelas crianças. Além disso, espera-se que as crianças e o público relacionado com a escola tenham oportunidade de desenvolver uma percepção crítica acerca da educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive.

Biografia do Autor

Helionora da Silva Alves, Docente do curso de agronomia - Instituto de Floresta e Biodiversidade (IBEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Graduação em Agronomia (Universidade Federal do Mato Grosso) Mestrado em Agricultura Tropical (Universidade Federal de Mato Grosso) Doutorado em Agricultura Tropical (Universidade Federal do Mato Grosso) Docente do curso de agronomia - Instituto de Floresta e Biodiversidade (IBEF) - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Arlem Dalvany Maia de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

ALUNA DO CURSO DE AGRONOMIA

Eliane Brito Mendes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

ALUNA DO CURSO DE AGRONOMIA

Isaura Pinto de Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

ALUNA DO CURSO DE AGRONOMIA

ROSANA SAWAKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

ALUNA DO CURSO DE AGRONOMIA

Referências

CAJAIBA, R. L. Horta orgânica escolar como contributo para desenvolvimento da educação ambiental em uma escola pública rural no município de Uruará – PA. Anais do IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Salvador, BA. 2013.

AMARAL, A. Q.; JUNIOR, E. J. H.; SADRAQUE, C.; MIGUEL, K.; LARA, J. G. A implantação de horta orgânica como instrumento para a formação de alunos participativos. Seminário internacional “experiências de agendas 21: os desafios do nosso tempo”, Ponta Grossa, PR, 2009.

ALVES, J. G.; PEREIRA, R. H. M.; GARUTTI, S. Confecção de horta orgânica em um colégio estadual de Maringá – Paraná. Anais do VII EPCC, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)