Aspectos da Cadeia Produtiva de Produtos Orgânicos Comercializados em Belém - Pa

Autores

  • Jamille Rabelo de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Franciane Soares da Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Clark Alberto Souza Costa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Pablo Leal Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Antonia Benedita da Silva Bronze Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

Os produtos orgânicos são comercializados nas feiras que ocorrem nas Praças Brasil e Batista Campos, podendo ser encontrados diversos produtos advindos da agricultura orgânica. Buscou-se neste trabalho diagnosticar e caracterizar o processo produtivo e comercialização de produtos orgânicos oriundos dos municípios no estado do Pará. Foram realizadas visitas no período de setembro a outubro de 2014, em duas feiras de produtos orgânicos, localizadas nas Praças de Batista Campos e Brasil, na cidade de Belém, Pará, por meio de questionários semi-estruturados. Os feirantes presentes no local são heterogêneos em relação à localização das áreas de origem da produção. A mão de obra é familiar e a geração de renda da família é na maioria decorrente dos produtos orgânicos. Encontrou-se grande variedade de produtos sendo ofertados em cada barraca. As frutas que mais se destacaram foram a banana e o mamão.

Biografia do Autor

Jamille Rabelo de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Bolsista Pibic no Museu Paraense Emílio Goeldi Área de atuação: Fitopatologia

Antonia Benedita da Silva Bronze, Universidade Federal Rural da Amazônia

Dra. Profª em Fruticultura na Universidade Federal Rural da Amazônia

Referências

ARCHANJO, L. R.; BRITO, K. F. W.; SAUERBECK, S. Alimentos Orgânicos em Curitiba: consumo e significado. Revista Cadernos de Debate, uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da UNICAMP, páginas 1-6, Vol. VIII / 2001.

CAMPANHOLA, C.; VALARINI, P.J. A agricultura orgânica e seu potencial para o pequeno agricultor. Cadernos de Ciência e Tecnologia. Vol. 18, n. 3, set. dez., 2001.

GUERRA, G.A.D.; et al. Feira de produtores orgânicos em Belém. Militância agroecológica e sociabilidade. Ponência. Apresentada VIII Congresso Latino americano de Sociologia Rural, Porto de Galinhas, 2010.

HINTERHOLZ, B.; RIBEIRO, V.M. Feira agroecológica: uma alternativa para comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar orgânica no município de Medianeira – PR. Synergismusscyentifica UTFPR, Pato Branco , 06 (1) 2011.

MATOS, G. R.; MARIN, J. O.B.Agricultores familiares e sistemas de produção de frutas em Itapuranga, Goiás. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 197-206, jul./set. 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)