Experiência da unidade educativa de produção agroecológica do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

Autores

  • Marcos Henrique Taveira IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.
  • Aloísia Rodrigues Hirata IFSULDEMINAS
  • Fernanda Pereira Franco IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.
  • Àlvaro Ricardo Guerrero AAOF
  • Dolglas dos Santos Gomes IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes
  • Luiz Carlos Dias da Rocha IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

Resumo

Em 2013 a unidade educativa de produção agroecológica do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes com 0,7 ha foi implantada. Inicialmente o objetivo era a inserção da prática no cotidiano dos estudantes que desenvolviam projetos vinculados a produção orgânica e agroecológica, e também multiplicar as sementes que eram doadas pelos produtores. No ano de 2014 ocorreu a vinculação dessa parte da instituição com a Associação Agroecológica de Ouro Fino com o objetivo de obter a certificação orgânica desta área. Atualmente a unidade certificada pelo OPAC esta sob os cuidados do grupo Raiz do Campo, proporcionando aos estudantes contato com a prática, a convivência com agricultores e a possibilidade de desenvolver projetos e produzir em uma das primeiras unidades educativas de produção certificada do país.

Biografia do Autor

Marcos Henrique Taveira, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

Graduando em engenharia agronômica no IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

Aloísia Rodrigues Hirata, IFSULDEMINAS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Especialização em Extensão Rural, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Vale do Rio Verde (2006). Trabalhou como Extensionista e Coordenadora de Bem Estar Social na EMATER-MG (2000 a 2012) atuando como gestora regional dos Projetos Transformar (capacitação de Jovens Rurais) e Inovar - Capacitação de Extensionistas e do Programa Minas Sem Fome - Capacitações de Agricultores. Também na Emater-MG, participou da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, orientando agricultores e prefeituras na Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar por meio do PNAE e PAA, na constituição de associações e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente, desenvolve projetos em temas como Sistemas Participativos de Garantia - SPG, Indicação Geográfica, catologação e preservação de sementes crioulas do sul de Minas. Atualmente trabalha no IFSULDEMINAS como Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão, é coodenadora do Curso Ead em Gestão dos Recursos do Pnae e Mestranda em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da Universidade Federal de Lavras.

Fernanda Pereira Franco, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

Técnica em Agroindústria, e graduanda em Engenharia Agronômica no Instituto federal de Educação Ciência e tecnologia do Sul de Minas Gerais- Câmpus Inconfidentes.

Àlvaro Ricardo Guerrero, AAOF

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (2013). Atualmente é coordenador de grupo da Associação Agroecológica de Ouro Fino (AAOF) e coordenador do OPAC Sul de Minas. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais.

Luiz Carlos Dias da Rocha, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2001). Mestre em Agronomia/Entomologia (2004) e Doutor em Agronomia/Entomologia - UFLA (2008). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Inconfidentes, MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, Meio ambiente e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, controle biológico, Sistemas Participativos de Garantia - SPG, Manejo integrado de pragas, impacto de pesticidas e produção integrada de frutas (PIMorango) e catalogação de sementes crioulas. Coordenador do Curso Superior de Gestão Ambiental (2007-2010) e Coordenador de Pesquisa e Extensão (2009-2010). Diretor do Departamento de Administração e Planejamento do IFSULDEMINAS-Câmpus Inconfidentes no período de 2010 a 2014. Atualmente, participa ativamente do projeto para o fortalecimento da Agroecologia no Sul de Minas e da catalogação de sementes orgânicas e crioulas na região.

Referências

VEIGA, J. C., GUERRERO, A. R., FRANCO, P. F., GURGEL, C. A., HIRATA, A. R., ROCHA, L. C. D. Experiência do IFSULDEMINAS com as sementes crioulas. Cadernos de Agroecologia. Capa v. 9, n 3. 2014.

HIRATA, A. R., ROCHA, L. C. D., PEDINI, S., COELHO, R. A. Constituição da central de produtores orgânicos do Sul de Minas. III Encontro Internacional de Agroecologia “Redes para a Transição Agroecológica no Brasil e América Latina”. 31 de julho a 03 de agosto de 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)