Educação ambiental no ensino público: mutirão agroecológico como ação de conscientização

Autores

  • Yuri Cavaleiro de Macedo Coelho Universidade do Estado do Pará
  • Glenda Quaresma Alves Universidade do Estado do Pará
  • Maria Clara Renalice dos Santos Costa Universidade do Estado do Pará

Resumo

O projeto pedagógico “O Princesa é meu jardim” teve como objetivo a conscientização ambiental dos alunos da Escola Estadual Princesa Izabel quanto à recuperação de um espaço escolar, que estava sendo utilizado inadequadamente como depósito de lixo e acúmulo de água parada e o desenvolvimento da educação agroecológica através da prática de jardinagem; por meio de ações como palestras, exibição de vídeos, realização de jogos e do mutirão de limpeza para criação de um jardim no espaço, foi possível consolidar os resultados do referido projeto, pois a atividade prática possibilitou que os alunos se enxergassem como agentes transformadores do meio em que vivem, além de compreenderem a importância da preservação do meio ambiente, que foi abordada durante as outras atividades.

Biografia do Autor

Yuri Cavaleiro de Macedo Coelho, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Ciências Naturais - Biologia

Glenda Quaresma Alves, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Ciências Naturais - Biologia

Maria Clara Renalice dos Santos Costa, Universidade do Estado do Pará

Graduando em Ciências Naturais - Biologia

Referências

BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas públicas de educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. IV Encontro Nacional da Anppas, Brasília, DF, 2008.

LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Temas ambientais como "temas geradores": contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educ. rev. [online]. 2006, n.27, pp. 93-110.ISSN 0104-4060. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602006000100007.

SUAVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências