Manejo de sistemas de produção de hortaliças em Nova Mutum-MT

Autores

  • Maicon Domingues de Vargas Unemat-Universidade Estadual do Mato Grosso/Tangará da Serra
  • Santino Seabra Junior Unemat-Universidade Estadual do Mato Grosso
  • Julian Martinho da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Nova Mutum-MT
  • Monica Josene Pereira Barbosa Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra-MT
  • Keller Regina Soares Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Alta Floresta-MT

Resumo

O Presente estudo tem como objetivo de caracterizar os sistemas de produção de hortaliças herbáceas, no município de Nova Mutum, Mato Grosso, visando identificar os principais problemas com pragas. Com isso, realizou-se primeiramente o levantamento dos agricultores junto à secretaria municipal de agricultura, EMPAER, associação e feira livre. A caracterização dos agricultores foi realizada nas unidades produtivas, através de entrevistas estruturadas com perguntas objetiva-descritiva. A principal espécie cultivada nas propriedades foi à alface em sistema de cultivo convencional. Portanto, os sistemas de cultivo de hortaliças ainda estão baseados no sistema intensivo, pelo fato de apresentarem áreas pequenas e utilizarem poucas alternativas de controle fitossanitário, além da falta de assistência técnica, o agricultor fica cada vez mais dependente do uso agrotóxico.

Biografia do Autor

Maicon Domingues de Vargas, Unemat-Universidade Estadual do Mato Grosso/Tangará da Serra

Eng.Agronomo e mestrando em Ambiente e Sistema de produção-UNEMATT

Santino Seabra Junior, Unemat-Universidade Estadual do Mato Grosso

Dr. (2005) em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade do Estado de Mato Grosso, do curso de Agronomia/Nova Mutum. Ministra as disciplinas de Horticultura, Olericultura e Trabalho de Conclusão de Curso

Julian Martinho da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Nova Mutum-MT

Graduando em Agronomia na UNEMAT-Universidade Estadual do Mato Grosso. Bolsista em Extensão universitária.

Monica Josene Pereira Barbosa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra-MT

Doutora em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2001). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: polinização de espécies nativas, extratos vegetais, araticum e cerrado.

Keller Regina Soares, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Alta Floresta-MT

Engenheira Agronoma, Mestranda em Biodiversidade e agroessistemas Amazônicos na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Alta Floresta-MT.

Referências

ALCÃNTARA, F.A; MADEIRA, N.R. Manejo do solo no sistema de produção de orgânicos nas hortaliças.2008. Disponível em <http://www.cnph.embrapa.br/paginas/serie_documentos/publicacoes2008/ct_64.pdf >. . Acesso em 25 mar 2015.20:30.

CAMARGO FILHO,W.P.CAMARGO.F.P. Planejamento da produção sustentável de hortaliças folhosas: organização das informações decisórias ao cultivo. Informações Econômicas, SP, v.38, n.3, mar. 2008.

FILGUEIRA, F.A.R. Novo Manual de Olericultura: Agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças, 3ª Ed., Viçosa ? MG, Ed. UFV,p.421, 2007.

SEABRA JÚNIOR, S. et al.,. Cultivo de alface em Cáceres/MT: perspectivas e desafios. Horticultura Brasileira 29:. Hortic. bras., v.29, n. 2.2011.

SCHNEIDER,F.;COSTA,M.B.B. Diagnóstico socioeconômico, produtivo e ambiental dos agroecossistemas na microbacia hidrográfica do rio Pirapora-município de Piedade/SP.Rev.Bras.de Agroecologia.2013.

SILVA, L. B et al.,2013. Produção de alface no sistema plantio direto com cobertura viva e morta em condições de altas temperaturas In: Congresso de Iniciação Científica. Disponível em< http://siec.unemat.br/anais/conic/impressao-resumo_expandido.php?fxev=MA==&fxid=MTk5Mg==&fxcod=OTc3NQ==&fxdl=I > .Acesso 23 abr 2015. 21:10.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)