A relevância das feiras de trocas de sementes crioulas no Sul de Minas Gerais para a manutenção da diversidade dos recursos genéticos.

Autores

  • Fernanda Pereira Franco IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes
  • Aloísia Rodrigues Hirata IFSULDEMINAS
  • Marcos Henrique Taveira IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes
  • Julia Claudiane da Veiga IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes
  • Isabella Labigalini IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes
  • Luiz Carlos Dias da Rocha IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes

Resumo

Sementes crioulas são aquelas que tem sua produção e seleção vinculadas a agricultura familiar e/ou camponesa, sendo estas mais resistentes e adaptadas as condições de cultivo de cada região. O relato traz a experiência das feiras de troca de sementes crioulas e orgânicas durante as etapas do I Circuito Sul Mineiro de Agroecologia. O evento ocorrido ao longo de 2013 e 2014 envolveu as associações vinculadas a Orgânicos Sul de Minas, que buscam assim, promover a integração, fortalecer a rede agroecológica, proporcionar trocas de experiências e de sementes, que consideram um bem da humanidade e precisa ser preservado.. Participaram das feiras cerca de 280 agricultores em sete etapas ocorridas, onde mais de 70 espécies vegetais tiveram suas sementes trocadas. Durante as feiras percebeu-se também a importância das sementes na preservação e recuperações de espécies crioulas pelos agricultores, a independência de mercado, a produção de alimentos saudáveis e a manutenção das suas tradições.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Franco, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes

Técnica em Agroindústria, e graduanda em Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Câmpus Inconfidentes

Aloísia Rodrigues Hirata, IFSULDEMINAS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Especialização em Extensão Rural, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Vale do Rio Verde (2006). Trabalhou como Extensionista e Coordenadora de Bem Estar Social na EMATER-MG (2000 a 2012) atuando como gestora regional dos Projetos Transformar (capacitação de Jovens Rurais) e Inovar - Capacitação de Extensionistas e do Programa Minas Sem Fome - Capacitações de Agricultores. Também na Emater-MG, participou da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, orientando agricultores e prefeituras na Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar por meio do PNAE e PAA, na constituição de associações e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente, desenvolve projetos em temas como Sistemas Participativos de Garantia - SPG, Indicação Geográfica, catologação e preservação de sementes crioulas do sul de Minas. Atualmente trabalha no IFSULDEMINAS como Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão, é coodenadora do Curso Ead em Gestão dos Recursos do Pnae e Mestranda em Desenvolvimento Sustentável e Extensão da Universidade Federal de Lavras.

Marcos Henrique Taveira, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes

Graduando em Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Câmpus Inconfidentes.

Julia Claudiane da Veiga, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes

Técnica em Agroindústria, e graduanda em Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Câmpus Inconfidentes

Isabella Labigalini, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes

Graduanda em Engenharia Agronômica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais- Câmpus Inconfidentes

Luiz Carlos Dias da Rocha, IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2001). Mestre em Agronomia/Entomologia (2004) e Doutor em Agronomia/Entomologia - UFLA (2008). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Inconfidentes, MG. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, Meio ambiente e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, controle biológico, Sistemas Participativos de Garantia - SPG, Manejo integrado de pragas, impacto de pesticidas e produção integrada de frutas (PIMorango) e catalogação de sementes crioulas. Coordenador do Curso Superior de Gestão Ambiental (2007-2010) e Coordenador de Pesquisa e Extensão (2009-2010). Diretor do Departamento de Administração e Planejamento do IFSULDEMINAS-Câmpus Inconfidentes no período de 2010 a 2014. Atualmente, participa ativamente do projeto para o fortalecimento da Agroecologia no Sul de Minas e da catalogação de sementes orgânicas e crioulas na região.

Referências

LABIGALINI, I., HIRATA, A. R., ROCHA, L. C., CORSINI, I., LIMA, L. S., GUERERRO, A. R., FRANCO, F. P. O circuito de agroecologia do Sul de Minas como mecanismo de integração entre os grupos de agricultores da região. 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG

LONDRES, F. DIAS, T. B., PIOVEZAN, U/., SCHIAVINI, F. As sementes tradicionais dos Krahô : uma experiência de integração das estratégias on farm e ex situ de conservação de recursos genéticos. Rio de Janeiro : AS-PTA, 2014. 47 p.

TRINDADE, C. C. Relação com as comunidades tradicionais. Congresso Nacional do Conpedi, 2006 . Disponivel em http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/ arquivos/ anais/manaus/estado_dir_povos_carina_carreira_trindade.pdf. Acessado: 26 de fevereiro de 2014.

VEIGA, J. C., GUERRERO, A. R., FRANCO, P. F., GURGEL, C. A., HIRATA, A. R., ROCHA, L. C. D. Experiência do IFSULDEMINAS com as sementes crioulas. Cadernos de Agroecologia. Capa v. 9, n 3. 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)