Espaços dialógicos como estratégia para superação das situações-limite frente ao sistema agroalimentar hegemônico.

Autores

  • Monica de Caldas Rosa dos Anjos Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-8039-3398
  • Camila Grassi M. Faria
  • Milena Regina Mussoi Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Craveiro Geronimo Silva Universidade Federal do Paraná
  • Nayara de Melo Graciano Universidade Federal do Paraná

Resumo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve adesão pioneira à modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos para abastecer seus Restaurantes Universitários com gêneros alimentícios advindos da agricultura familiar. No sentido de ampliar esta compra, promover ações de tomada de consciência, desvelamento de situações-limite e principalmente com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar, o projeto intitulado “A relação entre produção e consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar: a criação do mercado institucional com as Chamadas Públicas para abastecer os Restaurantes Universitários da UFPR” vem promovendo atividades de discussão, varal instigador sobre o atual modelo agroalimentar, cine-debates e organização de espaços dialógicos, visando ampliar os processos de tomada de consciência da comunidade acadêmica, contribuindo desta forma, com o fortalecimento do sistema agroalimentar contra-hegemônico.

Biografia do Autor

Monica de Caldas Rosa dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Nutrição

Milena Regina Mussoi, Universidade Federal do Paraná

Curso de Nutrição

Juliana Craveiro Geronimo Silva, Universidade Federal do Paraná

Curso de Nutrição

Nayara de Melo Graciano, Universidade Federal do Paraná

Curso de Nutrição

Referências

ANJOS, M.C.R. Fronteiras na construção e socialização do conhecimento científico e tecnológico: um olhar para a extensão universitária. 2014. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina.

BRASIL. Decreto Nº 7.775, de 4 de julho de 2012. Regulamenta o art. 19 da Lei no 10.696, de 2 de julho de 2003, que institui o Programa de Aquisição de Alimentos, e o Capítulo III da Lei no 12.512, de 14 de outubro de 2011, e dá outras providências. Casa Civil, Brasília, 4 de julho de 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências