O ensino da agroecologia na formação técnica e superior no semiárido brasileiro
Resumo
O ensino da agroecologia nas ciências agrárias prescinde a quebra de paradigmas com a construção do conhecimento a partir dos ecossistemas, seus fatores bióticos e abióticos, concebendo um pensamento sistêmico colado nos processos naturais, no fator humano, no desenvolvimento rural e a justiça social. O objetivo deste relato é mostrar a experiência do IF Sertão-PE em Petrolina-PE na construção do ensino da agroecologia em cursos profissionalizantes. A história e análise das etapas evidenciam as tecnologias alternativas; ensino formal de disciplinas de agricultura orgânica; construção de um curso tecnológico em agroecologia e; construção do bacharelado de agronomia diferenciado com disciplinas obrigatórias e optativas em agroecologia. A formação de um núcleo de estudos em agroecologia e a aprovação de projetos específicos favoreceu o crescimento do interesse de professores e estudantes.Referências
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: EdUFRGS, 2001.
CODEVASF. Cadastro Nacional dos Usuários de Recursos Hídricos - Bacia do Rio São Francisco 2005. Juazeiro-BA, 3ª SR, 2005.
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Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
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