Aporte de biomassa em agroecossistemas do Baixo Amazonas, oeste do Pará
Resumo
A avaliação do aporte de biomassa é importante para a compreensão da dinâmica e funcionamento dos agroecossistemas. O estudo avaliou a quantidade de matéria orgânica aportada ao solo de dois agroecossistemas localizados na região do Baixo Amazonas, oeste paraense. A avaliação do aporte de biomassa foi realizada em uma floresta secundária e em um sistema agroflorestal. O material depositado foi coletado periodicamente, ao longo de 10 meses, sendo triado e seco em estufa, para avaliar a massa seca. A vegetação secundária depositou maiores quantidades de serapilheira (9.680,58 Kg.ha-1) quando comparado ao sistema agroflorestal (3.187,76 Kg.ha-1). Apesar disso, os sistemas agroflorestais podem ser considerados como agroecossistemas promissores no acúmulo de biomassa no solo.Referências
GOLLEY, F.B., et al. Ciclagem de minerais em um ecossistema de floresta tropical úmida. São Paulo: EDUSP, 1987. 256 p.
MARTINS, S.V.; RODRIGUES, R.R. Produção de serapilheira em clareiras de uma floresta estacional semidecidual no município de Campinas, SP. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 22, p. 405-412, 1999.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).