Agroecologia e Campesinato: um olhar sobre a Feira dos Produtos Orgânicos na Praça Brasil – Belém/PA

Autores

  • Ingridy Cristina de Jesus Ferreira Universidade do estado do Pará

Resumo

A Feira dos Produtos Orgânicos que ocorre na Praça Brasil na Cidade de Belém surgiu a partir da Semana do alimento Orgânico em 2007, com o intuito de levar a população os alimentos orgânicos que estavam sendo produzidos no Estado, se espelhando em outros movimentos de feiras orgânicas e Agroecologicas que vinham ocorrendo no Brasil. Nesse sentido, esta pesquisa visa analisar se a feira dos Produtos Orgânicos e a comercialização dos alimentos contribui para a reprodução do campesinato, A metodologia utilizada para a construção desse trabalho foi pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevistas semi estruturadas. A partir da nossa pesquisa pretendemos abordar de que modo á feira orgânica caracteriza-se como um espaço, onde produtores da região metropolitana e de diversos municípios comercializam sua produção orgânica, e como contribuem para a manutenção do modo de vida camponês. E como a feira, nesse sentido, se constitui como um espaço de referência de vendas dos produtos orgânicos na cidade de Belém.

Biografia do Autor

Ingridy Cristina de Jesus Ferreira, Universidade do estado do Pará

Graduanda no curso de Licenciatura PLena em Geografia

Referências

DAROLT, Moacir Roberto. Circuitos curtos de comercialização de alimentos ecológicos: reconectando produtores e consumidores. In: NIEDERLE, Paulo André; ALMEIDA, Luciano de; VEZZANI, Fabiane Machado (Orgs.). Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura. Curitiba: Kairós, 2013.

SOBRINHO, Severino Justino; LIMA, Aline Barboza de. Perspectivas da Economia Solidária no Agreste Paraibano: campesinato e práticas agroecológicas no Sítio Ribeiro - Alagoa Nova- PB. Cadernos de Agroecologia, Vol 6, No. 2. p 1-5, Dez 2011.

ARL, Valdemar. Agroecologia: desafios para uma condição de interação positiva e co-evolução humana na natureza. In: ALVES, Francelinoi. (orgs). Desenvolvimento rural e agroecologia. 1ª Ed. São Paulo, expressão popular, 2008.

OLIVEIRA. Ariovaldo Umbelino de. Modo de Produção capitalista e Agricultura. 4ª Ed. São Paulo, Ed. Ática. 1995.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.