Diagnostico da produção de hortaliças sob uma perspectiva agroecológica, junto aos produtores do Condomínio Rural de Paragominas – Pa
Resumo
Com objetivo principal de executar ações junto aos produtores rurais foi realizado um levantamento para diagnostico da produção de hortaliças na região sob uma perspectiva agroecológica possibilitando assim a caracterização do perfil do produtor e espaço produtivo regional. A obtenção de indicadores socioeconômicos e ambientais da agricultura familiar pode contribuir para a discussão de políticas públicas regionais. O trabalho foi desenvolvido no Município de Paragominas- Pa. Os discentes de graduação participaram nas ações de extensão, compondo equipes para diagnóstico, levantando, materiais de divulgação e apresentação do resultado final. É de suma importância incitar nos produtores uma consciência agroecológica promovendo cursos de capacitação e palestras, e apresentar que é possível produzir com qualidade sob um preço acessível de forma a atender as exigências do mercado manejando o solo de maneira mais consciente e utilizando menos defensivos e fertilizantes químicos.Referências
Faullin, F. J; Azevedo, P.F. Distribuição de hortaliças na agricultura familiar. Informações Econômicas, SP, v.33, n.11, nov. 2003.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).