A bolsa verde como instrumento de conservação dos recursos naturais na Amazônia Legal

Autores

  • Wustania Santos Silva UNEMAT
  • Ronaldo Jósé Neves UNEMAT
  • Sandra Silva Neves UNEMAT
  • Maurício Ferreira Mendes UFG
  • Marcela Silva Almeida UNEMAT

Resumo

A política pública Bolsa Verde foi criada em setembro de 2011 no âmbito do Ministério do Meio Ambiente para beneficiar agricultores familiares, extrativistas e ribeirinhos. A remuneração pelos serviços ambientais se dá por meio da gestão e conservação dos recursos naturais praticadas por esses tipos de famílias. O artigo teve como objetivo discutir os resultados da política Bolsa Verde na região da Amazônia Legal, além de diagnosticar e divulgar os benefícios gerados pelo programa. Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e informações nos órgãos públicos que buscaram resgatar informações do processo de acesso das famílias a política Bolsa Verde, bem como os primeiros resultados. A política Bolsa Verde estimulou ainda mais os agricultores familiares, extrativistas e ribeirinhos a continuar conservando e manejando os recursos naturais da Amazônia, visto que assim, as gerações futuras terão acesso a esses recursos.

Biografia do Autor

Wustania Santos Silva, UNEMAT

Acadêmica do curso Engenharia Agronômica, discente do 8º semestre.

Ronaldo Jósé Neves, UNEMAT

Docente do Curso de Geografia e da Pós Graduação da Unemat

Sandra Silva Neves, UNEMAT

Docente do Curso de Geografia e da Pós Graduação da Unemat

Maurício Ferreira Mendes, UFG

Aluno de pós Graduação UFG

Marcela Silva Almeida, UNEMAT

Projeto MDA

Referências

ALCANTARA, T. P. N. A importância da conservação dos recursos naturais. Revista Don Domênico, v. 4, n. 1, p. 1-12, jan., 2011.

Ministério do Meio Ambiente. Divulgação Bolsa Verde. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/bolsa-verde/item/8928> Acesso em: 26. mar. 2015.

OLIVEIRA, L. R.; ALTAFIN, I. G. PROAMBIENTE: uma política de pagamento de serviços ambientais no Brasil. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/9/421.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2015

FAO/ONU.Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Recursos Naturais, 2014. Disponível em: <http://www.fao.org/docrep/012/i0765pt/i0765pt13.pdf.> Acesso em: 20 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 6. Políticas Públicas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>