Produção agroecológica no estado de Mato Grosso nos anos de 2010 a 2014

Autores

  • Tamires da Silva Machado Unemat
  • Junior Miranda Scheuer Unemat
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Unemat
  • Ronaldo José Neves Unemat
  • Maurício Ferreira Mendes Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Programa de Aquisição de Alimentos, Sistema de produção, Agricultura Familiar.

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos foi criado com a finalidade de promover a agricultura familiar e fortalecer a comercialização agrícola às pessoas em estado de insegurança alimentar. O objetivo dessa pesquisa foi identificar os municípios do estado de Mato Grosso que entregaram alimentos com base nas técnicas de produção agroecológica ao PAA, por meio da CONAB, entre os anos de 2010 a 2014. Dividiu-se a investigação em duas etapas: coleta de dados no sítio da Companhia Nacional de Abastecimento e tabulação/análise das informações no software Excel da Microsoft, distribuindo espacialmente os municípios com produção agroecológica no período analisado por meio do software ArcGis®. A produção agroecológica observada nos municípios mato-grossenses entre os anos de 2010 a 2014 ao PAA ainda é pouco expressiva diante do contexto agrícola do Estado Matogrossense.

Biografia do Autor

Tamires da Silva Machado, Unemat

Acadêmica do curso de Engenharia Agronômica, discente do 8° semestre.

Junior Miranda Scheuer, Unemat

Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Unemat

Docente do curso de Geografia e da Pós Graduação da Unemat

Ronaldo José Neves, Unemat

Docente do curso de Geografia e da Pós Graduação da Unemat

Maurício Ferreira Mendes, Universidade Federal de Goiás

Discente da Pós Graduação da UFG

Referências

______. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Dispõe sobre a repactuação e o alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 679-84, out./dez., 2006.

CHMIELEWSKA, D.; SOUZA, D.; LOURETE, A. A. O Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e as práticas dos agricultores participantes orientadas ao mercado: Estudo de caso no estado de Sergipe. Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (IPEA): texto para discussão 1510, Brasília, set., 2010. 42 p.

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Transparência Pública do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Disponível em: <http://consultaweb.conab.gov.br/consultas/consultatransparenciapaa.do?method=abrirDetalhesProdutos>. Acesso em: 20 de mar. 2014.

COUTINHO, C. Q. e S.; MIGUEL, M. I. R. Estatística e análise exploratória de dados: conceitos de base para o ensino e a aprendizagem da mediana e quartis. In: ZUIN, E. S. L. (ed.). Matemática e Ciência–conhecimento, construção e criatividade. Revista Matemática e Ciência, ano 1, n. 2, p. 19-36, jul. 2008

DIAS, T. F.; NUNES, E. M.; TORRES, F. L.; TORRES, A. C. M. Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) como estratégia de inserção socioeconômica: o caso do Território da Cidadania Sertão do Apodi (RN). Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 9, n. 3, p.100-29, set./dez., 2013.

ESRI. ArcGIS Desktop: release 9.2. Redlands, CA: Environmental Systems Research Institute, 2007.

MENDES, M. F.; NEVES, S. M. A. S.; NEVES, R. J.; SEABRA JUNIOR, S. O Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar nos assentamentos da região sudoeste mato-grossense. Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, nov., 2013.

MENDES, M. F.; SILVA, M. A.; NEVES, S. M. A. S.; NEVES, R. J.; SEABRA JUNIOR, S. A organização e a produção agroindustrial extrativista na fronteira Brasil–Bolívia, na região sudoeste de Mato Grosso. Revista Conexão, v. 10, n. 1, p. 140-149, jan./jun., 2014.

MOREIRA, R. M.; STAMATO, B. Cartilha agroecológica. Botucatu: Editora Criação Ltda., 2005. 88p.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>