Unidades agrícolas participativas: espaço para socialização e construção de conhecimento agroecológico

Autores

  • Jéssica Cristian Nunes dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Francimara Souza da Costa Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Isís Ribeiro do Nascimento Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • José Cunegundes Weckner Rodrigues Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • André Moreira Bordinhon Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Este trabalho trata da construção de uma Unidade Agrícola Participativa – UAP, no Projeto de Assentamento São Francisco, localizado no sul do município de Canutama, região sul do Estado do Amazonas. A UAP objetiva a construção de um espaço potencial para a socialização de saberes entre agricultores familiares, estudantes e pesquisadores, permitindo a troca e ampliação de conhecimentos agroecológicos voltados à produção de alimentos na Amazônia. Além disso, o espaço poderá aproximar a Universidade das comunidades rurais, pois mobiliza o envolvimento direto dos agricultores familiares no planejamento, implantação, acompanhamento e avaliação dos resultados. A UAP poderá ainda incentivar os agricultores à produção comunitária em um sistema agroflorestal (SAF) e à incorporação de princípios agroecológicos na forma de produzir, preparando-os para transição agroecológica.

Biografia do Autor

Jéssica Cristian Nunes dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do curso de Engenharia Agronômica, Bolsista do NUPEAS- Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia da Universidade Federal do Amazonas.

Francimara Souza da Costa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Universidade Federal do Pará). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas; Mestrado em Aquicultura em Águas Continentais pela Universidade Estadual Paulista. Especialização em Políticas governamentais, desenvolvimento sustentável e comunidades tradicionais na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. É professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de agroecologia, agricultura familiar e desenvolvimento socioambiental.

Isís Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduanda no curso de Engenharia Ambiental e bolsista do CNPq/MDA pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS - da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.

José Cunegundes Weckner Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Amazonas UFAM; curso em análise e planejamento financeiro pelo SEBRAE; Iniciando um pequeno negócio SEBRAE; Estagiou na Secretaria Municipal de Agricultura no Centro de Treinamento e Tecnologia e Produção em Aquicultura - CTTPA/Humaitá, atuando no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

André Moreira Bordinhon, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) , mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) e doutorado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, Revisor de periódico da Journal of the World Aquaculture Society e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca , com ênfase em Aqüicultura.

Referências

Kageyama, P. e Gandara, F. Recuperação de áreas ciliares. In: Rodrigues, R.R, Leitão Filho, H.F. Matas ciliares: conservação e recuperação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp. (249-270). 2000.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)