Mapeamento de canais de distribuição de produtos orgânicos e agroecológicos no Distrito Federal

Autores

  • Tayline Walverde Bispo Universidade de Brasília
  • Janaína Deane de Abreu Sá Diniz Universidade de Brasília
  • Flávio Murilo Pereira Costa Universidade de Brasília

Resumo

Muitos agricultores estão mudando o manejo convencional de produção agropecuária, buscando formas mais limpas de produzir alimentos, principalmente nos princípios agroecológicos e no manejo orgânico. Diante dessa realidade, mostra-se importante o entendimento dos canais de distribuição, para que esses produtos diferenciados cheguem de forma eficiente até o consumidor. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi mapear os principais canais de distribuição de produtos orgânicos e agroecológicos no Distrito Federal. Os canais de distribuição são os meios nos quais os alimentos passam dos produtores aos consumidores, sendo necessária uma organização e uma variedade de canais para que não haja dependência de um único meio de venda ou apenas um local em que os consumidores acessem esses alimentos.

Biografia do Autor

Tayline Walverde Bispo, Universidade de Brasília

Faculdade UnB Planaltina

Janaína Deane de Abreu Sá Diniz, Universidade de Brasília

Faculdade UnB Planaltina.

Flávio Murilo Pereira Costa, Universidade de Brasília

Faculdade UnB Planaltina

Referências

CAPORAL, F.R. Agroecologia: um nova ciência para apoiar a transição a novas agriculturas mais sustentáveis. In: CAPORAL, F.R.; AZEVEDO, E.O. Princípios e perspectivas da agroecologia. Paraná: IFPR, 2011.

SCHNEIDER, Sergio. A pluriatividade como estratégia de reprodução social da agricultura familiar no Sul do Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 16, p. 164-184, 2001.

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Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

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