Um olhar para a água de abastecimento humano em assentamentos no Sul do Amazonas

Autores

  • Ísis Ribeiro do Nascimento Universidade Federal do Amazonas
  • Luciano Ferreira Paes Universidade Federal do Amazonas
  • Viviane Vidal da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Jéssica Cristian Nunes dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Cláudia Fernandes Nogueira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Nos anos de 2013 e 2014, observamos o abastecimento de água para consumo humano, e nesta oportunidade pudemos vivenciar na prática a realidade das populações rurais que na maioria das vezes não são atendidas por políticas públicas que tanto falam em equidade. Assim, a universidade pública chega a estes assentamentos no sul do Amazonas para realização de atividades de extensão e pesquisa, sendo um importante instrumento de intervenção estatal, muitas vezes no papel de norteadora de tecnologias e práticas sustentáveis e viáveis à realidade do homem do campo, que esperam muitas das vezes apenas uma boa orientação para fazê-las.

Biografia do Autor

Ísis Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq/MDA pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia (NUPEAS), trabalha com saneamento em áreas rurais

Luciano Ferreira Paes, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq/MDA pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia (NUPEAS)

Viviane Vidal da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP (2012), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2002) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de paisagem, assentamentos rurais e sistema de informação geográfica. Também atua na área de Educação e Educação Ambiental.

Jéssica Cristian Nunes dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Agronomia na Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq/MDA pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Socioecologia (NUPEAS)

Ana Cláudia Fernandes Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2004), Especialização em Antropologia da Saúde pelo Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane - Fiocruz Amazônia e Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, na área de Política de Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Ciências do Ambiente, com ênfase em Sociologia Rural e Meio Ambiente, atuando nos seguintes temas: meio ambiente, assentamentos rurais, conflitos rurais, política pública e cultura . É professora Assistente da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, Campus do Vale do Madeira e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS, no IEAA. Atualmente é aluna no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, pela UFGRS, em nível de Doutorado.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>