Estudos preliminares sobre a propagação vegetativa de Tithonia diversifolia

Autores

  • José Nestor de Paula Lourenco Embrapa Amazônia Ocidental
  • Adinã de Oliveira Matos Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Augusto Cruz de Meirelles Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Roberto Lima da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Francisneide de Sousa Lourenço Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste

Resumo

Dois experimentos foram conduzidos para avaliar a propagação de estacas de Tithonia diversifolia em tubetes. Foi avaliada a propagação das estacas retiradas de três partes de plantas matriz, da base (estaca lenhosa), da parte intermediária (semi-lenhosas), e da parte superior (herbáceas). Foram avaliados o índice de brotamento e a sobrevivência das estacas no experimento. O índice de brotamento das estacas herbáceas e semi-lenhosas foi de 90 %. Já para as lenhosas foi de 70 %. A taxa de mortalidade foi de 85,7 % para as herbáceas, 85,72 % para as semi-lenhosas e 73,01 % para as lenhosas. A melhor taxa de propagação de estacas de Tithonia diversifolia podem ser obtidas com estacas semi-lenhosas. As estacas herbáceas e semi-lenhosas foram as que obtiveram a maior taxa de sobrevivência.

Biografia do Autor

José Nestor de Paula Lourenco, Embrapa Amazônia Ocidental

Engenheiro Agrônomo pela UFAM Mestre em Ciencias Biologicas pela UNESP, pesquisador da Embrapa

Referências

AMBRÓSIO, S.R. et al. Atividade leshimanicida de lactonas sesquiterpências de Tithonia diversipholia. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Águas de Lindoia. 2007.

JAMA, B. et al. Tithonia diversifolia as a green manure for soil fertility improvement in western Kenya: a review. Agroforestry Systems, v. 49, p. 201-201, 2000.

MAHECH, L.; ROSALES, M. Valor nutricional del follaje de Botón de Oro (Tithonia diversifolia [Hems] Gray.), em la produccón animal em el tropico. Livestok Research for Rural Develoment, v. 17, n. 9, 2005.

SOUZA JUNIOR, O.F. Influência do espaçamento e da época de corte na produção de biomassa e valor nutricional de Tithonia diversifolia (HEMSL.) Gray. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de Marília-UNIMAR. 43 p. 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>